Pró Mananciais apresenta resultados em Rio Pardo de Minas

Ações do programa visam aumentar disponibilidade de água no município

Por Patrícia Marques

Implantado em Rio Pardo de Minas por meio de parceria entre Prefeitura, Copasa e Emater, o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró Mananciais, começa a apresentar resultados no município.

O principal objetivo é recuperar o meio ambiente na área de abrangência do projeto. Para isso, foi realizado o cercamento de 500 hectares em uma localidade onde ficam nove nascentes, que abastecem o Rio Preto, além da cidade de Rio Pardo de Minas. Os trabalhos culminaram em 20 mil metros de cercas.

Outra ação foi adequar 24 quilômetros de estradas vicinais, evitando erosões e construindo 120 bacias de contenções. Também foram plantadas 12 mil mudas de plantas nativas e frutíferas. Com isso, conforme o setor de comunicação da Emater, duas nascentes já foram revitalizadas.

Além de investir em infraestrutura para a preservação ambiental, o Pró Manancial ainda realiza capacitações de técnicos e beneficiários da micro bacia hidrográfica, fazendo oficinas de trabalho para promover a cultura da sustentabilidade, estimulando a comunidade a ser parceira da preservação, especialmente nas áreas de recarga dos aquíferos.

Os trabalhos contam com recursos financeiros da Copasa e são desenvolvidos conforme o “Plano de Ação” elaborado pelos membros do Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA.

Comentários

  1. Querem recuperar a água das nascentes numa região onde onde a chuva está cada vez mais escassa pois sem chuva jamais irão recuperar nascentes ,deixem de ipocresia e procurem fazer barragens para realmente prevenirem a falta de água na nossa região.

    ResponderExcluir
  2. A tampa com o balaio pois a copasa já deveria ter feito barragens para solucionar o problema de água na região e o prefeito e o vice (administração Nepotismo) são dois malandros que não fizeram nada até agora a não ser empregar seus familiares ao invés de correrem atrás de barragens e obras para nosso município ficam postando vídeos dos 2 Prefeito e Vice varrendo rua.Nos respeitem um pouco mais não sub estimem tanto nossa inteligência e façam juz ao salário que recebem

    ResponderExcluir
  3. Pelos comentários da pra ver o quanto parte da população é mal intencionada com a natureza, o que adianta barragens sem fonte perena de água,acha que água de enxurradas vai dar pra sanar as necessidades da população até quando vier chuva forte que enche rios que as vezes ficam até três anos sem uma chuva boa, o outro alega escassez chuva mas é claro destruíram as nascentes; enfim parabéns aos inventores do projeto que ele se espalhem por todos os municípios, não só como projeto mas em forma de lei obrigando a população local cuidar e recuperar as nascentes e mata ciliar das poucas fontes que ainda restam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário