Comarca de São João do Paraíso ganha Centro para solucionar conflitos

Cejusc é inaugurado no prédio da Comarca de São João do Paraíso

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugurou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de São João do Paraíso, com isso, os Cejuscs estão presentes em 254 das 297 comarcas de Minas Gerais.

Os Cejuscs já instalados nas comarcas mineiras são um grande sucesso, pois podemos reduzir o acervo de processos nas comarcas por meio da política de conciliação, que representa a justiça do futuro”, disse o desembargador Newton Teixeira Carvalho, 3º vice-presidente do TJMG, durante evento virtual de inauguração.

Segundo ele, muitos magistrados ainda defendem a cultura do litígio como forma de resolver conflitos. “Temos sim que incentivar as práticas voltadas para a mediação das desavenças para que todos saiam satisfeitos, o que, infelizmente, não ocorre por meio de uma sentença impositiva”, acrescentou o desembargador.

O 3º vice-presidente do TJMG também destacou a importância de o judiciário atender ao cidadão de forma célere. Ele ressaltou a relevância do atendimento pré-processual, que pode pacificar uma desavença por meio do diálogo sem a necessidade de judicializar a discussão.

O juiz Fábio Figueiredo será o coordenador do Cejusc em São João do Paraíso. Ele reforçou a importância de priorizar a decisão das partes, quando houver consenso, para a solução de conflitos, “sem burocracia, de forma simples”.

Cejusc foi inaugurado por meio de cerimônia virtual, realizada pelo desembargador Newton Teixeira Carvalho

Comentários