Taiobeiras registra seis casos prováveis da Febre Chikungunya

Conforme Secretaria de Estado de Saúde a cidade também registrou 19 casos prováveis de dengue

Conforme o Boletim Epidemiológico de Minas Gerais, o Norte de Minas registrou 470 casos suspeitos de dengue em 54 municípios, sendo que 19 casos foram em Taiobeiras. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) os números foram atualizados no último dia 31 de agosto. Minas registrou quatro óbitos por dengue até então.

As outras cidades da microrregião Alto Rio Pardo que registraram casos prováveis de dengue são: Salinas (6), Fruta de Leite (4), Montezuma (1), Santa Cruz de Salinas (1) e São João do Paraíso (1).

Já em relação à Febre Chikungunya, a SES informa que no Alto Rio Pardo apenas Taiobeiras registrou seis casos prováveis da doença, que matou uma pessoa em Minas este ano.

A SES considera ‘casos prováveis’ todos aqueles que são notificados, exceto os descartados.

Inicialmente, a informação divulgada no Jornal da Clube, da Rádio Clube FM, os seis casos em Taiobeiras seriam de Zika Vírus, mas como o Secretário de Saúde da cidade, Eduardo Silva, não tinha conhecimento dos casos, Folha Regional pediu checagem da SES e foi enviado boletim oficial informando que os casos prováveis são de Chikungunya.

A doença - Chikungunya é uma infecção viral que pode apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a dengue e zika.

Comentários