Dilma investirá R$ 3,6 bilhões em Programa que será lançado em Rio Pardo de Minas


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje que o Governo Federal vai ampliar a Política Nacional de Saúde Bucal, o programa 'Brasil Sorridente', com investimentos de R$ 3,6 bilhões até 2014, em parceria com Estados e municípios. O anúncio foi feito no seu programa semanal de radio 'Café com a Presidenta'.

Na oportunidade, a presidenta confirmou que estará em Rio Pardo de Minas na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, para lançar a ampliação do Programa Brasil Sorridente oficialmente em todo o País. Em Rio Pardo de Minas, a presidenta acompanhará in loco um dos mutirões feitos, no âmbito do programa, para viabilizar tratamento odontológico à população extremamente pobre. Na ocasião, a presidente deverá formalizar a ampliação do programa, provavelmente com cerimônia transmitida simultaneamente em outros Estados do país.

Dilma afirmou que quase 90% das cidades brasileiras contam com equipes de dentistas e técnicos em saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 21.700 profissionais e 181 consultórios móveis. Em 2011, segundo Dilma, foram 150 milhões de atendimentos odontológicos. Até o fim de 2013, a expectativa do governo é entregar outras mil unidades móveis. A ampliação do programa também prevê investimentos na instalação de novos laboratórios de prótese dentária.

"Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta. Isso significa prevenir as cáries, fazer uma obturação ou até um atendimento mais especializado, como é o caso do tratamento de canal ou um tratamento de gengiva", explicou a presidenta.

CONSULTÓRIOS MÓVEIS

Durante o programa de rádio, Dilma Rousseff informou também que o país possui atualmente 181 consultórios móveis para atender a população em municípios "mais pobres e mais distantes" no país. Até o final de 2013, o governo promete entregar mais 1.000 unidades.

Outra promessa é antecipar o repasse de recursos federais a Estados e municípios para que promovam mutirões de atendimento à população extremamente pobre, em áreas rurais, por exemplo.

"Nós estamos mudando aquela história triste das pessoas que não podiam ir ao dentista porque não tinham dinheiro para pagar o tratamento. Esse número vai crescer ainda mais, porque o governo federal vai, sistematicamente, comprar mais consultórios para oferecer mais serviços nos municípios brasileiros", disse a presidente.

PRÓTESES

A presidente também explicou que o programa pretende investir na colocação de próteses dentárias "porque muita gente tem vergonha de conversar, de sorrir, tem dificuldade até de conseguir um emprego porque perdeu os dentes".

Conforme os números do governo, hoje cerca de 4,3 milhões de adultos no Brasil precisam de algum tipo de prótese dentária. 

Por isso, nós também estamos investindo na instalação de novos laboratórios de prótese para que eles possam produzir essas dentaduras nas diferentes regiões do país. Hoje, nós temos laboratórios em 1.304 municípios brasileiros", afirmou Dilma Rousseff.

Comentários