Ex-prefeito Albertino continua na cadeia

Polícia Federal prende Albertino, sua esposa e o presidente da Câmara de Santa Cruz de Salinas
Empresário Evandro e o ex-prefeito Albertino foram flagrados em conversas telefônicas

Através da operação “Novos Caminhos”, a Polícia Federal prendeu o ex-prefeito de Santa Cruz de Salinas, Albertino Teixeira da Cruz, que acusado de desviar recursos públicos de uma das cidades mais pobres de Minas Gerais.

Além de Albertino, também estão na cadeia: sua esposa Marilda Alves Cardoso e seu irmão Manoel Teixeira da Cruz, que foi eleito de dentro da cadeia e atualmente ocupa a presidência da Câmara Municipal. Também foram para a cadeia o empresário Evandro Garcia Leite e outras duas pessoas, sendo uma servidora do município, que era responsável pelas licitações. Todos estão no presídio de Montes Claros.

Conforme a investigação do Ministério Público, a quadrilha teria desviado, ao longo de oito anos do mandato de Albertino, cerca de R$ 400 mil dos cofres do município. “O prefeito Albertino e o irmão Manoel (presidente da Câmara) lograram êxito em transformar ambos os poderes municipais numa espécie de ‘consórcio familiar’, o que serviu para intimidar e amedrontar a população local impedindo ou dificultando  qualquer reação por parte dos moradores de Santa Cruz de Salinas, bem ao estilo dos antigos currais eleitorais”, acusou o MP, na ação que motivou os pedidos de prisão.

Os acusados vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, peculato e desvio de verbas públicas. As penas podem chegar a 30 anos de prisão. A Polícia Federal ainda cumpriu, ontem, seis mandados de busca e apreensão e quatro de afastamento cautelar das funções contra servidores públicos suspeitos.


Comentários