Concessão dos pontos comerciais do Mercado é aprovada por 9x3

Emenda aprovada concede prazo de seis meses para que pontos sejam desocupados

Nesta terça (07/03) foi realizada reunião na Câmara Municipal de Taiobeiras para votação do Projeto de Lei n° 047/2022, de autoria do prefeito Denerval Cruz, que visa autorizar a concessão dos pontos comerciais externos do Mercado Municipal de Taiobeiras.

A reunião, que durou cerca de cinco horas, foi tensa e marcada por vaias e aplausos, devido à complexidade do projeto. A redação original do projeto prevê concessão de 30 anos por meio de licitação, sendo que o licitante precisa pagar 40% do valor ofertado à vista e o restante dividido em 12 meses.

A votação foi realizada sob protestos dos atuais inquilinos do Mercado e de seus colaboradores, que cobravam melhorias no projeto. Houve diversas manifestações dos comerciantes em plenário, alguns emocionados.

Após debates, os vereadores resolveram, por meio de aprovação do plenário, votar primeiro a apresentação das emendas, para só depois colocar o Projeto de Lei em votação. Uma emenda do vereador Januário de Castro visava entrada de 20% e 36 parcelas para pagamento, sendo reprovada por oito votos.

Outra emenda, do vereador Valmir Ferreira, que destinava 50% dos recursos arrecadados para investimentos na Avenida do Contorno e outros 50% para investimentos nas comunidades das Lagoas e bairros periféricos também foi reprovada, por sete votos.

O vereador Del do Bom Preço apresentou emenda para que fossem 10% de entrada e 72 parcelas para pagamento dos pontos licitados, mas a proposta foi reprovada por oito votos.

Em conjunto, os vereadores Valmir Ferreira e Januário de Castro apresentaram emenda que limitava a compra de no máximo dois pontos comerciais por pessoa, mas a emenda foi reprovada por oito votos.

A única emenda aprovada foi apresentada pelos vereadores Charles Arruda e Valmir Ferreira, que concede prazo de seis meses para que o comerciante que não participar ou não vencer a licitação possa desocupar o ponto comercial. Essa emenda foi aprovada por sete votos e agora precisa ser sancionada pelo prefeito Denerval Cruz, que tem a prerrogativa do veto.

Depois de muitos debates, o projeto foi colocado em votação e aprovado por nove votos, tendo três vereadores contrários: Del do Bom Preço, Januário de Castro e Charles Arruda.

Agora, o Projeto de Lei será encaminhado para a sanção do prefeito Denerval.

Comentários

  1. Na verdade os comerciantes são muito folgados , pagam aluguel a 200 reais e quer realugar pra outro inquilino por 2000 prefeitura não lucra nada com isso , oque eles repassa a prefeitura não dá nem pra reforma do mercado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde você tirou isso? Cada uma viu. Eles pagaram pela concessão + aluguel.

      Excluir
    2. Primeiramente vc tá mto enganado(a),que nem um ponto lá,é pago 200 reais de aluguel e sim de 600 pra cima,o que é mto ainda para um lugar daquele,pequeno sem instrutura nenhuma,quando chove vários pontos alagam,danificando mercadorias.ali ninguém tá de graça,ou pagando mixaria ñ,aluguéis ali é caro pelo tamanho e mal instrutura.

      Excluir
  2. A concessão dos pontos comerciais do Mercado parece ser uma decisão acertada. Por tratar-se de um bem público, é justo que outras pessoas possam ter a oportunidade de fazer uso dele. Os atuais comerciantes confundem o público com o privado e acham que têm direito apenas em razão do tempo que lá estão. A única ressalva é em relação às parcelas, visto que o tempo para quitá-las é curto (12 meses), ainda mais que tem o pagamento da entrada de 40%. Se tivessem dividido as parcelas em 24x ficaria mais equilibrado. Mas isso não seria uma boa para o executivo, pois não poderiam usar todo o dinheiro, pois ainda levará um tempo para a concretização da nova concessão e receber os valores. Com a eleição chegando no próximo ano, fazer o uso total da grana em uma obra grande pode ser o fator decisivo para ganhar mais uma eleição.

    ResponderExcluir
  3. topam tudo por dinheiro

    ResponderExcluir
  4. Tava na hora de fazer isso mesmo certo e certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq certo?ñ sei se vc depende de aluguel,mais já pensou vc ter que pagar 30 anos de aluguel adiantado? É certo?pimenta no cu dos outros é refr3sco ne?

      Excluir
    2. Derneval um lobo disfarçado em pele de cordeiro,quer dinheiro pra meche ne avenida nada,quer é caneta a grana,pra meche né avenida vem verba dos deputados.os próximos prefeitos vão ficar sem pegar aluguel do mercado por 30 anos,pq o ganançento quer tudo agora pra encher o cofre dele.decepção!!gerando desemprego,espero que ele tenha bastante vaga para oferecer aqueles que vão ser despedidos!

      Excluir
  5. Projeto polêmico, porém muito dos comerciantes lá acham que são donos de um patrimônio público, compraram a Luva, mas sabiam que era irregular.

    ResponderExcluir
  6. Assista a reunião na íntegra depois dêem opniões sobre o assunto

    ResponderExcluir
  7. Quem paga 200,00 de aluguel? De onde você tirou isso? Kkkkkkkkk cada doido

    ResponderExcluir
  8. A lagoa leva tudo para a cidade
    Leva feijão biscoito ovo leite frango requeijão né
    Só a logoa que presida de estrada tem que fica de olho a hora que for vota por depois que entra na câmera de veriado não conhece ninguém mais agora já esto bem esperta com veriado e prefeito

    ResponderExcluir
  9. Muito justo..tem muitos espertinhoo não queriam para não perder a mamada...

    ResponderExcluir
  10. Mais do que certo, pois se é órgão público é direito de todos nós, quem está ali, já construiu riquezas e formaram seus filhos em medicina, advogados dentre outros. Querem usar, paga o valor justo, tá achando ruim, deixa para outro usar, afinal por 200,00 eu também quero alugar lá e montar nem se for um buteco para mim. Povo folgado! Só pensa neles. Januário e Del do bom preço nem preciso nem falar nada sobre eles. Vereadores escolhido pelo povo para trabalhar e só pensa no bem comum deles próprios, ou ficar “gritando” por aí, para o povo “besta” achar que eles estão trabalhando, quando na vdd só estão “fazendo curso” para ganhar diárias e o povo que se lasque. Só quero ver na próxima política se o povo vai ser mais uma vez besta.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom já estava na hora

    ResponderExcluir
  12. Parabéns prefeito Denerval. mais uma vez buscando avanço para nossa querida Taiobeiras. Parabéns também para os 9 vereadores.

    ResponderExcluir
  13. tem que deixar outras pessoas entrarem no mercado mesmo, local público, tem que ter sempre mudanças de inquilinos mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário