Depois de muita negociação, Copasa inicia bombeamento das águas de poço

Policiais militares após reunião com os ribeirinhos

Sob forte escolta policial, funcionários da Copasa de Taiobeiras conseguiram instalar um motor para bombear as águas de um poço do rio Pardo para abastecer o sistema de captação da empresa. A medida paliativa seria iniciada na tarde do dia 04, mas os ribeirinhos não permitiram e a empresa acionou o Ministério Público.

Na manhã dessa quarta (06), 12 policiais militares acompanharam os funcionários da Copasa até a localidade ‘Passagem Benfica’ para garantir a instalação do motor, haja vista que o promotor José Cícero Barbosa, de forma urgentíssima, requisitou força policial para garantir a segurança dos funcionários da Copasa.

Ribeirinhos reclamam da atitude do promotor
Com a requisição em mãos, o Tenente Alan, comandante da operação, numa ação de muito bom senso, reuniu com os ribeirinhos no salão da comunidade Curral Velho e explicou o cumprimento da solicitação. “A situação de Taiobeiras é complicada e a medida é para evitar uma crise maior no abastecimento de água”, disse o Tenente.

O Tenente Fonseca, comandante da Polícia de Meio Ambiente, pediu o apoio de todos, pois a situação é grave. “É uma calamidade e não tem outro recurso”, disse Fonseca, solicitando a compreensão dos ribeirinhos para evitar transtornos.

Os ribeirinhos manifestaram insatisfação com a situação e alegaram que o promotor José Cícero concedeu apoio às ações da Copasa sem conhecer a realidade da comunidade. “Eles estão tirando o pouco que tem na comunidade para dar a Taiobeiras, não sei se a Promotoria Federal concorda com isso”, disse Valcilene, um dos representantes dos ribeirinhos. “Os técnicos da Copasa não tem nenhuma noção. Primeiro eles soltaram as águas de Carlos Humberto e não resolveu nada, e agora, quem garante que a nossa pouca água vai resolver o problema de Taiobeiras?”, questionou Valcilene.

Diretores da Copasa recorrem a medida paliativa
O coordenador Matheus, popular Bento, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também criticou o Ministério Público. “A promotoria tomou uma decisão sem ouvir a comunidade, só para atender a Copasa”, disse Bento, relembrando os acordos firmados no ano passado e que não foram cumpridos.

Os ribeirinhos também reclamaram das denúncias feitas ao Ministério Público e que estão sem respostas. Ainda foram levantados questionamentos sobre a quantidade de água existente no poço e a quantidade a ser retirada, além do embasamento em Lei que permite tal ação.

Ao final, os ribeirinhos acordaram com os militares a retirada de parte da água do poço, de forma que não comprometa o abastecimento da comunidade. E o motor foi ligado.
Depois de muita negociação, motor foi ligado
Promotor diz que requisitou apenas proteção aos funcionários da Copasa

A reportagem fez contato com o promotor José Cícero para esclarecer as críticas feitas pelos ribeirinhos. Ele explicou que, em nenhum momento determinou a ligação do motor para bombear as águas do poço e apenas requisitou força policial para proteção dos funcionários da Copasa, que haviam sido hostilizados na tarde do dia 04. “Não tenho este tipo de competência. O que fiz foi pedir proteção para os funcionários exercer o trabalho. As medidas que estão sendo feitas no rio é de responsabilidade da Copasa, portanto, eu pedi a proteção dos funcionários e não para ligar motor”, explicou o promotor.

Dr. José Cícero informou que os representantes dos ribeirinhos já estiveram em seu gabinete e o fato foi esclarecido. “Quero deixar claro que, se houver prejuízo para a comunidade, providências serão tomadas de forma imediata e o Ministério Público não está endossando as ações da Copasa. O que está sendo feito para resolver o problema da falta d’água é de responsabilidade da Copasa”, garantiu o promotor, lembrando ainda que, se algo for feito de forma indevida, a empresa responderá pelas consequências.

Comentários

  1. lamentável, o promotor ao invés de cobrar ações efetivas da Copasa e até mesmo punir, fica é passando a mão na cabeça. deplorável!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É por isso que a Copasa faz o que quer

    ResponderExcluir
  3. e o prefeito fala o que disso tudo??? Ele tá muito sumido, tá precisa dar as caras

    ResponderExcluir
  4. É lamentável vermos uma situação dessa, mais um ano se passou, a Copasa não tomou nenhuma providência e agora tira o pouco de água que ainda resta desses ribeirinhos. Sabemos sim que Taiobeiras precisa dessa água, mas o revoltante é ver que a empresa cruza os braços o ano inteiro, não toma as medidas devidas e agora quem paga a conta são essas pessoas trabalhadoras que lutam dia-a-dia pela sobrevivência. Isso é BRASIL!!!!

    ResponderExcluir
  5. E a barragem de berizal, porque os políticos pararam de falar dela, esses dias atrás Danilo postou no seu face que tinha conseguido 170 milhões, cadê esse dinheiro? será que gato já comeu tudo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. abismada com esse promotor, olhem para a situação desses ribeirinhos gente. é muita falta de coração

    ResponderExcluir
  7. será porque sempre estora do lado mais fraco ein

    ResponderExcluir
  8. promotor pisou na bola feio, pensei que ele ganhava pra defender o povo e não uma empresa vergonhosa como a copasa

    ResponderExcluir
  9. tá pra nascer o dia que uma autoridade fique do lado do povo

    ResponderExcluir
  10. Olha a espreção no rosto deles quem cutivol gardou pra usa agora a copasa nao cutiva nao usa ta igual a historia do gafanhoto so que aqui ele ganha sendo a copasa, triste com essas noticias so quem nao deve que paga o pato :(

    ResponderExcluir
  11. tomar medidas autoritárias contra os pobres é fácil, queria ver esse promotor enfrentar os irrigantes o hospital e os contratos de funcionários feitos pela prefeitura há mais de 08 anos com os fortes ele recua né

    ResponderExcluir
  12. a copasa e suas gambiarras

    ResponderExcluir
  13. é uma vergonha o trabalho da copasa, e o promotor errou feio em fazer isso, pois pagamos e muito bem pago pra copasa abastecer a cidade.

    ResponderExcluir
  14. ué cadê as águas da HP?
    será que a ideia mirabolante evaporou?

    ResponderExcluir
  15. quando num é os traficantes é a Copasa, coitada de minha Taioba

    ResponderExcluir
  16. é de cortar o coração ver esse povo sofrido sendo vítima de quem deveria protegê-los

    ResponderExcluir
  17. O promotor toma a água dos pobres e dar para a Copasa vender para o povo de Taiobeiras, é isso?

    ResponderExcluir
  18. será que já reservaram os caminhões pipa?

    ResponderExcluir
  19. povo poderia conscientizar e rezar como fazia antigamente, presidente e prefeito não sabe fazer agua e pelo menos chuva....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é lógico que num sabe fazer água, mas sabe fazer barragens kkkkkkkk

      Excluir
  20. Meu caro amigo promotor;deveria é colocar todos os funcionários da copasa na cadeia por não comprir com suas obrigações de fornecimento de agua

    ResponderExcluir
  21. ISSO E UMA VERGONHA JÁ DEVERIÃO TE CRIADO UM MEIO DE FAZER UMA BARRAGEM AQUI ANTES, AGORA Q FALTA ÁGUA VEM O DESESPERO E QUEREM PEGAR DAS PESSOAS MAIS SIMPLES DA SONA RURAL Q E O PÃO DE CADA DIA DELAS E A SOBREVIVÊNCIA...ISSO E UMA VERGONHA PARA PESSOAS Q DIZEM SER FORMADAS E ESTÃO ALI PARA AJUDA A NOSSA CIDADE, E CADE A PREFEITURA PARA AJUDA A SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA?!!!! AFF E SÓ DEUS....

    ResponderExcluir
  22. Quanto será que a Copasa pagou paras os ribeirinhos pela retirada da água???já que essa mesma água vai ser repassada para nós e vai ser cobrada...Isso é uma injustiça viu,tanto para os ribeirinhos quanto para nós de Taiobeiras.

    ResponderExcluir
  23. parabéns! pra vc promotor,desculpa,dr ou vossa excelência pela sua atitude,vc tem o diploma mas não tem coração, o sr requisitou força policial para garantir a segurança dos funcionários da Copasa. para nos tirar o restinho de agua que restava para o nosso consumo humano e esse pouquinho que restava que da sobrevivência os pequenos agricultores e famílias que dela necessita para sobrevivência das famílias,dar ordem para a copasa vir escoltado com 15 policiais para retirar a nossa água pra ser vendida, DR nos somos da roça mas somos de bom carácter ,somos humildes,ja não basta o quanto somos excluídos, por que o Sr não toma providência com o dinheiro que vem pra saudê educação lazer esporte cultura e estrada que ta uma porcaria aqui no nosso município de Indaiabira,não tem nada disso, por que o Sr não toma essas providência,ver com quer esse dinheiro ta sendo desviado, o Sr é pago com o nosso dinheiro é pra isso, o Sr ta ai pra nos defender ou é pra defender as empresas publica ou privada?...

    ResponderExcluir
  24. A copasa pode até responder pelos seus atos ,concordo com o promotor, só "responder",acorda taiobeirenses manifestem, se organizem, se depender de justiça e políticos o povo morre a mingua,o promotor que deveria defender a população já mostrou através de seus atos ,sua inércia diante do caso .O sinal de alerta já esta ligado a tempos.

    ResponderExcluir
  25. É uma vergonha!

    Lastimável tal situação.

    Pra Copasa bombear um pequeno poço de água que ainda resta na comunidade pro consumo dos moradores locais, dizendo a mesma "ser pro abastecimento da cidade de Taiobeiras" - o que é impossível - a justiça (força militar) de Taiobeiras precisa mandar 15 militares pra escoltar a Copasa que vai conversar com gente de bem, que apenas defende o bem... enquanto na própria cidade o número de violência tem aumento insignificante e quase não tem assistência ou atendimento por parte da justiça. Lastimável...

    ResponderExcluir
  26. lamentavél a copasa querer tirar o pouco da aguá desse povo para vender em taiobeiras. cadé o dinheiro da copasa que eles não faz uma barragem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário