Defesa Civil reconhece situação de emergência somente em Curral de Dentro e Novorizonte

Os dois municípios são os únicos do Norte de Minas que ficam aptos a solicitar recursos no MDR

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 117 cidades mineiras, dentre elas, duas são da microrregião Alto Rio Pardo: Curral de Dentro e Novorizonte, as únicas de todo o Norte de Minas que tiveram a “situação de emergência” reconhecida. A Portaria nº 568 foi publicada no Diário Oficial da União. Veja aqui.

As cidades de Cachoeira de Pajeú, Pedra Azul e Itaobim, no Vale Jequitinhonha, também estão na Portaria da Defesa Civil, que reconhece a emergência em decorrência de tempestade local.

Os municípios de Vargem Grande do Rio Pardo, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso, Salinas e Novorizonte, que também foram castigados por fortes chuvas, ainda aguardam o reconhecimento.

Com a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional, os municípios ficam aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

O reconhecimento feito pela Defesa Civil Nacional requer muita capacidade dos agentes municipais, pois é exigida uma série de habilidades e qualificação no preenchimento do processo de solicitação disponível no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Comentários