Região tem municípios em dupla situação de emergência: seca e chuvas

Depois da seca, Salinas foi atingida por fortes chuvas e residências foram danificadas. Curral de Dentro também está com as duas situações de emergência. 

Os municípios da microrregião Alto Rio Pardo sofrem de qualquer jeito... Quando não é pela seca é pelas chuvas. E às vezes o sofrimento é dobrado, tanto pela seca, tanto pela chuva. São os casos de Salinas e Curral de Dentro. Os dois municípios estão em situação de anormalidade por conta de ocorrências durante o período de seca e pior ainda devido o período chuvoso.

No caso de Curral de Dentro, a Defesa Civil Nacional já reconheceu o ‘Decreto de Situação de Emergência’, assim como Novorizonte, que também foi castigado por fortes chuvas. Enquanto que Salinas ainda aguarda o reconhecimento.

O sofrimento dos moradores de Salinas e Curral de Dentro é dobrado, pois os dois municípios também estão na lista de situação de anormalidade da Defesa Civil por causa do longo período de estiagem.

No Alto Rio Pardo tem outros 12 municípios na mesma situação por causa da seca: Vargem Grande do Rio Pardo, Berizal, Indaiabira, Montezuma,  Ninheira,  Rubelita,  Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro,  Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso.

Outras cidades do sertão mineiro também estão com dois decretos de emergência, somando prejuízos com os sete meses de seca intensa no ano de 2022 e com a destruição das intensas chuvas de novembro e dezembro, exemplos são Almenara, Araçuaí, Itaobim, Jequitinhonha, Pedra Azul, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.

Comentários

  1. Esses Decretos são para tentar arrancar recursos do Governo Federal. Falta planejamento e ações concretas

    ResponderExcluir

Postar um comentário