O Hospital Regional de Teófilo Otoni será o maior do interior de MG

Processo licitatório para construção do sonhado Hospital Regional é aberto. Será o maior e mais avançado do interior de Minas Gerais.
Maquete do sonhado Hospital Regional de Teófilo Otoni

Antigo sonho da população dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, o Hospital Regional de Teófilo Otoni, avança em seu primeiro passo rumo à consolidação. O Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais – DEOP publicou no Diário Oficial o Edital do Processo Licitatório nº. CO. 064/2013, referente à construção do Hospital Regional de Teófilo Otoni.

O Hospital Regional de Teófilo Otoni será o maior do interior de Minas Gerais. O projeto prevê 430 leitos, sendo 30 destinados a UTI’s adulto, 15 UTI’s neonatal, e mais 10 UTI’s para cuidados intermediários, além de 375 leitos de internação. Irá oferecer atendimento especializado de urgência e emergência com ampla capacidade para região, que hoje sofre com a falta de leitos, profissionais, equipamentos e de infra-estrutura adequada.

Os recursos destinados à sua construção orçam em aproximadamente R$85.000.000,00 (oitenta e cinco milhões de reais) a estrutura terá instalações moderna e equipamentos de última geração, além de maternidade. A extensão do alcance social para região será ampla, que dispõem apenas 16 (dezesseis) leitos de UTI, sendo 8 (oito) para Neonatal e 8 (oito) para Adultos. Esta tem sido a realidade desde o fechamento da Casa de Saúde Vera Cruz e da desativação do Hospital São Lucas.

Uma obra dessa complexidade se configura um desafio, que Governador do Estado de Minas Gerais Antônio Anastásia, o Secretario de Estado de Saúde – Antônio Jorge, e o Deputado Estadual Neilando Pimenta, a dois anos se empenham para concretizar para Macrorregião Nordeste de 63 (sessenta e três) municípios que tem dos menores índices de IDH do Brasil, e enfrenta inúmeros transtornos para atendimentos, internações, tratamento intervenções cirúrgicas de alto risco. Segundo o Deputado Neilando Pimenta – atento às necessidades da região, “a soma de nossos esforços é capaz de desafiar todas as nossas impossibilidades” A construção do hospital Regional de Teófilo Otoni é uma conquista histórica e sonhada que ira assegurar para uma população de quase 1 milhão de pessoas direito á saúde, ao bem estar e a cidadania.

Comentários