Barraginhas no rio Pardo serão derrubadas nessa quarta

Uma das barragens que serão demolidas nessa quarta
Fiscal da Agência Nacional das Águas (ANA) está em Taiobeiras e amanhã, quarta-feira, dia 28, será iniciada a derrubada das barriginhas de pequenos agricultores familiares construídas no rio Pardo.

A operação será acompanhada pela Polícia Ambiental de Taiobeiras.

A ideia é acabar com as barreiras no rio Pardo para que as águas da Fazenda HP cheguem às soleiras de nível próximo a captação da Copasa.

Depois de derrubadas as barriginhas feitas com sacos de areia, a Copasa irá bombear as águas das lagoas permanentes recuperadas pelo empresário Carlos Humberto Morais para o rio Pardo, com isso, espera-se que as águas percorram o rio e cheguem até à Copasa.

Além de quebrar as barraginhas dos pequenos agricultores, a ANA ainda proibirá o ligamento de motores usados para irrigações de lavouras às margens do rio. Ou seja: será uma operação polêmica, pois muitos agricultores ficarão sem água para manter suas lavouras.

Comentários

  1. é aquela coisa né. beneficiar uns e prejudicar outros esse é o pais que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. engraçado,algums pequenos agricultores tiraram dinheiro da feira deles e se uniram para fazer algumas pequenas barragens no leito do rio em suas comunidades para não morrerem de sede,agora vem uma merda de uma copasa que não faz nada para resolver o problema da agua de taiobeiras,e querem acabar com as pequenas reservas desses agricultores,será que fazendo isso ficará tudo resolvido?

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, se eles não tivessem feito as barraginhas essa água não estaria ai. porque a copasa não fez essas pequenas barragens para segurar a água pra ter essas reservas?
    Vou te falar viu, só dá injustiça! o mundinho!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho correto a ação da ANA, se o pequeno produtor quer e precisa realmente utilizar água do Rio Pardo, que faça como Carlos Humberto, solicite autorização da ANA ou quem quer que seja para a construção de um barramento no rio e outorga para captar água e atender a sua plantação. O que acho totalmente incorreto é a forma como estes "PEQUENOS AGRICULTORES" constroem suas barragens. Enquanto o rio tem água eles não se preocupam, mas quando o rio relativamente seca, eles constroem estas mini barragens somente para garantir que "ELES" tenham água para sustentar suas plantações, e não se preocupam com quem mora rio abaixo e precisa da água para "BEBER". Espero que a ANA atue na região da mesma forma como o Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado do Gorutuba em Janaúba está atuando, ou seja, estão prejudicando parte das lavouras dos produtores para que não falte água para o consumo humano, pois, a prioridade é a água e a vida, e ninguém vive sem água. Espero também que com essa ação, os "PEQUENOS AGRICULTORES" pensem sobre os 30 metros de ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, que não é respeitado, e se prontifiquem a replantar o que foi destruído, possibilitando assim ao RIO, poder respirar e não sofrer ataque direto dos raios solares, pois não há nada que aguente sol consecutivo por mais de 12 horas seguidas e ininterruptas.
    Somente para informação, segue um cálculo matemático:
    Uma residência com 5 pessoas consome aproximadamente 15 mil litros de água por mês, o que resulta em 500 litros por dia e "20 litros" por hora, ou seja seria como se a cada hora o morador fosse ao rio e retirasse 2 baldes de 10 litros. Isto feito por cada morador ribeirinho, não prejudicaria o rio e ele não correria o risco de secar, portanto, acho que tem gente agindo de má fé e retirando mais água do que precisa para sobreviver, o que está ocasionando a morte do rio.
    Pensem nisso, e vamos agir para recuperar o Rio Pardo, e não somente criticar ação de uns ou outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário