Aplicativo pode diminuir tempo para atendimento do SAMU
“192 Fácil” está disponível para download nos sistemas Android e iOS, através do Google Play ou App Store |
O SAMU Macro Norte passa a contar agora com
um novo sistema que poderá reduzir drasticamente o tempo de acionamento do
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, através do telefone 192. O novo
recurso consiste em um aplicativo, o “192 Fácil”, que enviará a localização do
solicitante à Regulação Médica, onde são recebidos os chamados de socorro.
Atualmente, para solicitar o pedido de
socorro ao SAMU o solicitante deve ligar para o 192, momento em que um
atendente de telemarketing irá anotar informações extremamente importantes para
se chegar ao local do chamado, como nome, endereço da vítima e um ponto de
referência para facilitar a localização. Após o recolhimento dos dados
iniciais, a ligação é direcionada ao médico para que seja feita a triagem e
enviado o recurso adequado para a ocorrência.
Como o SAMU Macro Norte é um serviço
regionalizado, a instituição recebe ligações de 86 municípios do Norte de
Minas, diariamente. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, todos estes
chamados caem diretamente na Regulação Médica que fica localizada em Montes
Claros. Dessa forma, todas as vezes que entra um chamado via 192 é necessário
que o solicitante também informe a cidade de onde está falando.
Com o “192 Fácil”, a primeira fase do
atendimento se tornou mais prático e rápido, otimizando, assim, o tempo entre o
chamado e envio da ambulância. Com o novo aplicativo, as informações que são
recolhidas pelo atendente já aparecerão automaticamente na tela da central do
SAMU, mostrando a localização exata do paciente que necessita do socorro.
Para isso, a orientação é de que todos os
usuários do serviço baixem o aplicativo “192 Fácil” disponível tanto para os
sistemas operacionais Android e iOS, através do Google Play ou App Store, e
preencham os dados solicitados para a efetivação da ferramenta. É importante
frisar que, caso a pessoa esteja sem conexão com a internet, o contato será
direcionado para a Regulação Médica através do 192. Dessa forma, os dados
iniciais deverão ser informados no momento da ligação.
Para a diretora executiva do Consórcio
Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely
Cristina de Moura Lacerda, a nova ferramenta irá contribuir muito para que os
profissionais do SAMU cheguem até os locais dos atendimentos em menor tempo,
mas a população deve baixar o aplicativo, que é gratuito, e preencher os dados
corretamente.
O presidente do Cisrun, Silvanei Batista dos Santos, conta que a plataforma "SAMU Fácil" foi desenvolvida a pedido do Governo de Minas e possibilitará ainda mais rapidez ao serviço de urgência e emergência do SAMU. "É uma ferramenta que já está funcionando e que vem sem custo para beneficiar a população do Norte de Minas" conclui.
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