Lítio em Salinas deve ser explorado por empresa australiana em 2026
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Preocupação é com o escoamento e ferrovia se torna opção mais viável, conforme debate em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia de Minas, realizada em Salinas. |
A
diretora de Relações Governamentais da empresa Belo Lítio, subsidiária
brasileira da australiana Latin Resources, Marisa César, informa que a
expectativa da multinacional é obter licenciamento ambiental em 2024 para a
construção de sua base e operação em Salinas.
Caso
não haja imprevistos, a exploração do lítio salinense pela empresa australiana poderá
começar efetivamente em 2026. “Uma ferrovia teria um papel fundamental na
exploração, tornando o transporte e escoamento do produto mais fácil e feito de
forma mais hábil, o que nos ajudaria muito”, disse a diretora Marisa César.
A
diretora da subsidiária também destacou que “o lítio não é essencial apenas
para a produção de baterias elétricas no Brasil, mas para a mudança da nossa
matriz energética, fundamental para que consigamos contornar os problemas com
as mudanças climáticas e cumprir as metas da ONU para 2030”.
Já
o representante da empresa MG LIT (Lithium Ionic), que já opera em Araçuaí, Gilberto
Pereira, informa que a viabilidade econômica do projeto no Vale Jequitinhonha
viabiliza a expansão para Salinas, especialmente se houver a preparação e
infraestrutura essenciais para concretização do empreendimento.
Diante
disso, o Coordenador Regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado
de Minas Gerais (DER/MG), em Salinas, Wesley Fernando Cruz, afirmou que os
estudos do trajeto de Araçuaí a Caravelas já fazem parte do Plano Estadual
Ferroviário e colocou o DER à disposição para fazer os estudos da expansão para
Salinas.
Na
Câmara Municipal de Salinas já tramita um projeto que visa a inclusão do município
na reconstrução da ferrovia Bahia-Minas e o prefeito Kinca Dias pede celeridade
na aprovação. “Não podemos perder essa oportunidade. Estamos trabalhando muito pelo
lítio, mas sabemos que a exploração desse mineral terá um início e um fim e
pensamos no futuro e queremos explorar outras vertentes para gerar empregos.
Nosso futuro condomínio industrial se beneficiará muito dessa ferrovia”,
destaca o prefeito.
As
empresas envolvidas na exploração do lítio na região vivem a expectativa pela reconstrução
da ferrovia Bahia-Minas, etapa considerada essencial para o escoamento da produção.
Conforme o representante da Multimodal Caravelas/Bahia, Fernando Cabral, em
fevereiro foi concedida autorização para a reconstrução da ferrovia por Araçuaí
e a expansão para Salinas demandaria uma comunicação da realização da obra ao
governo federal. “Vamos fazer um grupo de trabalho para a viabilidade econômica e
potencial de cargas e acreditamos que esse potencial existe, inclusive
duas empresas de lítio que estão na região já nos procuraram”, pontuou
o representante da Multimodal.
Inicialmente,
o projeto da ferrovia de Caravelas, ligando Araçuaí ao Sul da Bahia, estudará a
necessidade de terraplanagem, construção de viadutos e perfuração dos
trilhos para a implantação da ferrovia. A partir daí, o projeto será
apresentado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o pedido de
licenciamento ambiental será feito. Depois seria feita a licitação de execução
da obra.
muita geracao de serviso para a regiao
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