Audiência Pública da Assembleia vai debater lítio em Salinas

Advogado Dudu (foto) organiza audiência em região batizada como “Vale do Litio”, que abrange 14 municipios.

No próximo dia 20, às 10 horas, diversas lideranças e representantes de empresas mineradoras estarão em Salinas para promover audiência pública sobre a eminente exploração de lítio na região, assim como a viabilização da estrada férrea Minas/Bahia, que viabilizaria economicamente todo o entorno da exploração mineral.

A proposta da audiência pública é do Presidente da Subseção da OAB/MG em Salinas, o advogado Edivan Rodrigues, popular Dudu. “A Comissão de Minas e Energia da Assembleia de Minas, cujo o presidente é o deputado estadual Gil Pereira, abraçou a iniciativa e será uma oportunidade de debatermos e conhecermos os projetos de exploração do lítio em nossa região”, ressalta o advogado Dudu.

A audiência acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Salinas, localizado à Rua Bias Fortes, nº 92, no Centro de Salinas. São esperados para os debates: representantes da Cemig, Secretário de Estado de Infraestrutura, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e representantes das empresas mineradoras, como MTC Multimodal Caravelas, Sigma Lithium, Gardner e Galvani Engenharia, além de representantes do Ministério Público e dos municípios da região.

Polo Minerário – A intenção dos políticos e lideranças regionais é transformar a região em um Polo Minerário e Industrial do Lítio, pois as reservas são abundantes, assim, vem sendo fomentada a ideia de que muitos empregos e renda possam ser gerados.

O Polo, batizado como “Vale do Lítio”, é formado por 14 cidades, dentre elas: Araçuaí, Coronel Murta, Itinga, Medina, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Rubelita e Salinas. Juntos, estes municípios abrigam a maior reserva nacional de lítio, e o melhor: com alta pureza, facilitando a fabricação de baterias mais potentes.

Atualmente, o metal é explorado há mais tempo na região pela Companhia Brasileira de Lítio (CBL) na cidade de Divisa Alegre. Agora, a exploração foi ampliada com a chegada da Sigma, que obteve licença operacional no último em de março. Outras três empresas: Latin Resources, Atlas Lithium e Lithium Ionic estão atuando no programa de sondagem.

Comentários

Postar um comentário