Fiscalizações tentam regularizar venda de gás em Taiobeiras e Salinas

Comerciantes precisam seguir regulamentação para armazenamento, distribuição e venda

A Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão fechando o cerco contra as vendas de gás e carvão ilegal nas cidades de Taiobeiras e Salinas. A regulamentação do setor exige que os proprietários dos estabelecimentos tenham licenças e Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, conforme a Lei 14.130/01 regulamentada pelo Decreto 44.746/08, sobre a Prevenção contra Incêndio e Pânico (PSCIP) em Minas Gerais.

Há uma regulamentação nacional, com desdobramentos estaduais, para fazer o armazenamento, distribuição e venda do gás liquefeito de petróleo (GLP)", explica a comandante do 8º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Salinas, tenente Elen Carvalho.

Nas fiscalizações, os policiais encontraram irregularidades graves, como botijões armazenados em locais fechados. “Se houver um vazamento, por exemplo, a consequência pode ser uma explosão. Além disso, é preciso respeitar as distâncias de segurança de locais com aglomeração de público, é preciso ainda ter extintores e sinalização, entre outras medidas de segurança", pontua Tenente Elen.

O comerciante que não obedecer as normas pode cometer crime contra a ordem econômica. As fiscalizações também deparam com vendas de carvão vegetal sem a licença do Instituto Estadual de Florestas – IEF.

Comentários

  1. Aqui em salinas tem um monte q vende e armazena em casa mesmo, averigua bem direito pq eu moro ao lado de um que vende e morro de medo ..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho a toda equipe de fiscalização; tem que fechar o cerco contra tudo que há de ilegal nessa região (NORTE DE MINAS). Inclusive contra os roubos de carga e da receptação dos produtos ilícitos que são vendidos em comércios da região do alto rio pardo. População ajudem as autoridades tomarem providência contra esses criminosos, denunciem 181 ou 190.

    ResponderExcluir

Postar um comentário