Prefeitos se unem para cobrar obras dos governos

De forma inédita, líderes da região criam documentos reivindicando obras estruturantes para o Alto Rio Pardo

Na sexta (12/02) prefeitos de 18 cidades da região estiveram reunidos em Curral de Dentro para formalizar junto ao Governo de Minas e ao Governo Federal pedidos de obras de interesse regional. A inédita iniciativa resultou na formalização de documentos coletivos que serão levados aos deputados e governos estadual e federal.

Do Alto Rio Pardo, apenas os prefeitos de Salinas, Kinca Dias, e de São João do Paraíso, Selminha Moraes, não compareceram, mandaram representantes. Todos os outros presentes fizeram questão de destacar os pensamentos coletivos e a união de forças para enfrentar os problemas da região. O encontro foi reforçado pelos prefeitos de Pedra Azul, Márcio Souto, e de Cachoeira do Pajeú, Geraldo Duarte.

Dentre as grandes reivindicações da região, destaque para o sonhado asfaltamento da “Estrada dos Três Vales”, que liga a microrregião Serra Geral, Alto Rio Pardo e Vale Jequitinhonha. “É uma obra que significa desenvolvimento, pois geraria a integração de três grandes regiões, algo que avalancaria nossa economia”, ressalta o prefeito Adaildo Rocha, de Curral de Dentro.

Para a “Estrada dos Três Vales” se concretizar resta a ligação asfáltica de dois pequenos trechos: Taiobeiras à Curral de Dentro, com 20 quilômetros; e Rio Pardo de Minas à Santo Antônio do Retiro, com 38 quilômetros.

Outros trechos de asfaltamentos defendidos pelos prefeitos, que também são considerados fundamentais para o desenvolvimento regional, ligam Taiobeiras à Fruta de Leite, São João do Paraíso à Vargem Grande do Rio Pardo e Cachoeira do Pajeú à BR-251, todos incluídos na pauta de reivindicações.

Por fim, os prefeitos incluíram a Barragem de Berizal na lista de prioridades. A obra se arrasta há mais de 20 anos, e para concluí-la são necessários cerca de R$ 180 milhões, conforme estimativa anunciada pelo prefeito Denerval Cruz, de Taiobeiras. “Temos que unir forças para cobrar a conclusão desta tão sonhada obra”, resumiu o prefeito, lembrando que a barragem possibilitaria projetos de irrigações de até 15 mil hectares.

Comentários