Vereadores de Taiobeiras permanecem mudos sobre municipalização das escolas

Nenhum deles tocou no assunto na reunião desta terça (25). O tema parece não preocupá-los.

Editorial

Na noite de terça (26/05) aconteceu mais uma reunião na Câmara de Taiobeiras e, mais uma vez, nenhum vereador se manifestou sobre a esdrúxula ideia do Governo de Minas de municipalizar os anos iniciais do ensino fundamental, que vem sendo avaliada pelo prefeito Denerval.

Ninguém pediu a palavra, ninguém foi à Tribuna...

Eles votaram três projetos do Executivo sem nenhuma discussão... Detalhe: aprovaram integralmente, sem qualquer emenda, do jeito que o prefeito Denerval enviou. Os silenciosos edis autorizaram estagiários para a Comarca de Taiobeiras, regulamentação do Conselho do Fundeb e modificaram a formação do Codema em meio às grandes mudanças na legislação ambiental, onde o município vai ganhar enormes poderes para emissões de licenças ambientais. Nada disso despertou debate no plenário. Tudo foi aprovado com um ensurdecedor silêncio. É de assustar!

Voltando ao tema municipalização das escolas, o que se percebe é que os “nobres mudos” estão destoados das preocupações dos profissionais da Educação. Os edis parecem correr desse debate, mesmo o tema sendo uma catástrofe para a classe de educadores... Parece-me a velha tática de “deixar queto” e no apagar das luzes a gente ver o que faz...

Outro dia, o vereador Warley Costa, em uma conversa informal, garantiu, de forma clara, que NÃO VOTA NO PROJETO. O vereador Charles Arruda, em uma reunião junto ao Executivo, manifestou preocupação com a ideia e questionou o prefeito Denerval sobre o assunto. E fica nisso... Pelo menos na Tribuna reina silêncio. Fato é que, o silêncio dos vereadores faz com que a proposta do Governo Zema avance nos gabinetes do Executivo Municipal, pois alimenta a possibilidade de aprovação deste retrocesso.

Enquanto isso, os profissionais da Educação envolvidos na jogatina procuram forças para lutar e apoio da sociedade por meio de tímidas manifestações. Vamos acompanhar os próximos capítulos...

Assinado por Alex Mendes

Comentários

  1. Taiobeiras ainda vive no Coronelismo.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável essa passividade dos nossos vereadores. Embora eu acredito q muitos deles nem sabem o q significado de "municipalização" mas aqueles q tem conveniência ,tem o dever cívico de questionar o executivo sobre esse projeto "esquisito" e levar esse tema para uma discussão mais ampla com a sociedade de taiobeiras.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em um retrocesso !

    ResponderExcluir
  4. Onde vamos chegar com esses vereadores incompetentes em nossa cidade a dias atrás brigavam por corte em suas viagem! Kd o jornalista que não pediu a palavra e falou Agora sobre esse absurdo deixa o município de Taiobeiras fazer O que quiser na área ambiental! Agora me pergunto Sera quê a polícia do meio ambiente vai entrar com representação contra essa situação absurda !ou simplesmente vai deixar! Quer dizer que a prefeitura pode liberar desmate no município de qualquer espécie se vc tiver peixada com o prefeito não dá nada !eita grupinho parecendo com o de Bolsonaro tudo farinha do mesmo ferinheiro! Derneval e sua cúpula vai jogar dinheiro para cima quem na quer desmatar área ambiental protegida ! Só fazer a guia não existe multa para isso essa foi Boa! Posso usar um termo para outro !a culpa vai do órgão emissor kkkk gehte que absurdo a lei e questão de interpretar! Apesar que tidos os vereadores acho que nem sabe o que é isso só pôde.!essa eu quero ver parabéns a todos os vereadores da comarca de Taiobeiras !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Salinas a mesma coisa. Estamos nos mobilizando, implorando aos gestores uma conversa e pedindo explicações. Estão calados! Fizemos uma LIVE ontem sobre o tema e estamos aguardando sermos ouvidos.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em São João do paraíso está do mesmo jeito a maioria dos vereadores São contra a municipalização porém a prefeita que elegemos pensando nos que iria abraçar nossa causa, está nem si quer querendo ouvir nossa opinião, servidores e pais já tentaram marcar uma reunião com ela mais em vão.

    ResponderExcluir
  7. Esse projeto recém aprovado pela Câmara Municipal de Taiobeiras fere o código Florestal brasileiro! Em análise do ponto de vista vista o poder municipal não pode legislar sobre tema já previsto em lei esse projeto é inconstitucional fere o princípio da prerrogativa de conservação ambiental pois abrange pontos não definidos em ata ficando assim esse projeto fora contexto com a legislação vigente! Ém decorrência dessa pouca vergonha dos vereadores e prefeito não houve qualquer manifestação de audiência pública para debate do tema referido ! Não sabermos a magnitude que essa lei alcança e quais os poderes do município em redução a referida lei senhores vereadores gostaríamos de mais explicações sobre esse tema não vi na matéria projeto de lei de revitalização do bioma cerrado e meio ambiente !incluindo nascentes mananciais de água e recuperação do solo como vcs vão fazer com essa situação!!!!! Inconstitucional essa lei aprovada !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário