Bombeiros capturam ave fantasma em Salinas

Urutau estava caída ao solo e foi levada para Centro de Triagem

André Viana

Na manhã de domingo (16/05) o 8° Pelotão de Bombeiros de Salinas foi acionado para atendimento de ocorrência de captura de animal silvestre. A solicitante informou que havia uma ave caída no solo, sem conseguir voar, sendo apreciada por criança e populares.

No local, a guarnição constatou que se tratava de uma Urutau, ave típica do bioma cerrado, de hábitos noturnos, conhecida também como "ave fantasma".

Com emprego de equipamentos e técnicas de salvamento terrestre, a ave foi resgatada pelos bombeiros e encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Aparentemente o animal não se encontrava ferido.

Sobre – A Urutau, também conhecida como “mãe-da-lua’, possui uma adaptação única em aves, chamada de "olho mágico". São duas fendas na pálpebra superior, as quais permitem que fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados.

O nome Urutau é tupi e significa “ave fantasma”, de canto melancólico e habilidosa na camuflagem. Em recente estudo, foi constatado que a ave é migratória, o que explicaria seu “sumiço do mapa” durante o inverno, partindo para regiões quentes em busca de insetos.

Comentários