Bomba: Polícia Federal prende o ex-prefeito Denerval

Policiais federais e agentes da CGU durante investigações na Prefeitura de Taiobeiras

A Polícia Federal prendeu hoje de manhã o ex-prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz. Ele foi preso em sua residência ao amanhacer, quando os federais deram buscas em sua residência à procura de documentos e computadores. Denerval foi levado à sede da Polícia Federal em Montes Claros, onde presta depoimento. A delegada responsável pela operação, Cristina Fonseca, ainda não informou qual é a participação do ex-prefeito de Taiobeiras no esquema de corrupção.

A Assessoria da Polícia informou que alguns acusados prestarão depoimento e serão liberados, já outros serão encaminhados para o presídio da cidade.

A operação, batizada de “Esopo”, foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal, objetiva combater desvios de recursos públicos a partir de processos licitatórios.

O esquema criminoso atuava por meio de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), constituída por empresas, pessoas físicas, agentes públicos, prefeituras, Governos Estaduais e ministérios do Governo Federal.  Em cinco anos, o prejuízo seria de R$ 400 milhões.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão. A operação consiste no cumprimento de 25 mandados de prisão temporária e 12 mandados de condução coercitiva. Além disso, mais 44 mandados de busca e apreensão e, também, 20 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis.

De acordo com a investigação, a organização criminosa fraudava licitações e direcionava a contratação dos serviços à Oscip. A PF aponta que, após firmado o contrato, os serviços eram superfaturados ou não eram executados. O dinheiro da fraude era repassado às empresas que participavam do esquema, com retorno desses valores para os agentes públicos envolvidos.

Os fraudadores agiam a partir da assinatura do contrato, superfaturando os valores dos serviços prestados. Segundo a investigação da Polícia Federal, eram feitos repasses milionários às empresas integrantes da Oscip.

Os presos responderão, na medida de suas participações, por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos.

Comentários

  1. Eis o homem que subia em um palanque em praça pública, direcionando seu discurso de "político ético" para milhares de pessoas. Homem este, que por diversas vezes apontou o dedo para julgar muitos, que disse em alto e bom tom que com ele não existia sujeira, que ele ia trabalhar por uma Taiobeiras Limpa! Taiobeiras limpa mesmo, pois olha só o "limpa" que ele tá sendo acusado de ter participação! Enfim, é um lamento ver do que é feito o "povo" que governa e direciona o nosso país.

    ResponderExcluir
  2. adorei isto eu acho e paco pra eles ainda

    ResponderExcluir
  3. Eu achava q essa história de ex prefeito de Taiobeiras preso era só na era Joelão. Nada como um dia após o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vejam que Joelão nunca foi preso por crime político ou corrupção, desvio de verbas, (apesar que ...... deixa pra lá!). E olhe que ainda vem coisa por aí ... cassação do prefeito Danilo, etc e tal .....

      Excluir
  4. Derneval Germano da Cruz o queridinho do povo taioberense... sendo acusado de participação em Quadrilha!!! esse e o ex-prefeito que dizia Taiobeiras melhor! Melhor de Que mesmo? Pra rebaixar a nossa cidade assim... isso e uma vergonha para Taiobeiras....

    ResponderExcluir
  5. Acho e muito pouco ainda... Tinha que ter ficado preso. E levado o prefeito atua junto ainda.

    ResponderExcluir
  6. Os "crimes " pelos quais Joel foi acusado, se cometidos foram de ordem estritamente pessoal, relacionado a sua conduta pessoal. Jamais relacionados com o exercicio da funcao de Prefeito. O que houve foi perseguicaop, exumacao politica por parte deste adversario politico, que agora se sabe participante de quadrilha para usurrpar o erario. Arrogante, ignorante e ladrao e apoiado por um bando de puxa sacos miseraveis a troco de uma esmola e empreguinho na Prefeitura, que alias ele nao e o dono, ninguem e dono da Prefeitura a nao ser o povo.

    ResponderExcluir
  7. Derneval Vai ter que arrumar uma boa desculpa , para não ir para o chilidro. porque se for condenado é , 30 prisão .

    ResponderExcluir
  8. Se ele tiver culpa e for provado tal culpa, tem mais que é que pagar pelos seus atos, mas se nada for provado, todo mundo que fala mal dele tem que se calar e ficar quientinho, pois falam um monte sem saberem de nada, se ele for inocente nessa tem neguinho ai vai escutar um monte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário