E a Barragem de Berizal!? Melhor sorrir do que chorar...

Editorial - Alex Sandro

Muitas pessoas, ludibriadas por políticos, acreditam que a inclusão da Barragem de Berizal no tal PAC3 solucionará os problemas para a conclusão da obra. "Lerdo" engano.

Jamais, isso mesmo: jamais, o DNOCS, órgão responsável pela obra, vai conseguir indenizar, sequer, uma mísera família ao custo de 2 mil reais por hectare de terra às margens do rio Pardo, como foi colocado no laudo técnico encaminhado ao Ministério do Planejamento. Alguém precisa dizer a estes inábeis que, hoje, em Taiobeiras, um simples pedaço de terra, no tamanho 20X50 metros, na comunidade Lagoa Grande, que, até então, é abastecida por caminhão pipa, custa 10 mil reais. Então, como indenizar uma família atingida por barragem com R$ 2 mil/hectare???

Esse valor apresentado pelo DNOCS é algo que beira a irresponsabilidade, parece algo feito justamente para não ter barragem. É óbvio que nenhuma família atingida vai aceitar essa mixaria. Uma verdadeira proposta indecente!

Por outro lado, o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) já sinaliza que o valor ideal seria 30 mil reais por hectare. Ou seja: tudo indica que não ter acordo. E, se não ter acordo, não tem barragem tão cedo. Só isso!

Comentários

  1. JUNIOR VIEIRA: Dia 13 de março reuniram-se no Avenida Halls,alguém ventilou que, a partir de 30 dias,ou seja,em 13 de abril,a barragem de Berizal(Sugerida por mim de Barragem do Alto Rio Pardo) já seria incluída nos programas imediatistas do Governo federal.EM abril,pasme! Tornou a ventilar que,início de junho,a obra será retomada. Uma coisa é certa:Para as eleições de 05 de outubro do corrente ano,candidatos a deputados, a governador e a presidente e todos que os vão apoiar ,não façam da retomada da barragem plataforma da campanha política dos senhores.Ela sairá no século XXI,mas não no ano de 2014.A negociação voltará em 2018.Que pena!

    ResponderExcluir
  2. Jornalista,
    Vc tem que ver que valor comercial é uma coisa bem diferente de valor para banco, indenização etc!
    Essa terra é para o bem comum da sociedade. Se o governo quiser, o ministério público desapropria a terra, querendo o dono sim ou não!
    O que não pode é a cidade como Taiobeiras, Rio Pardo etc passar por um problema ambiental tão grande como esse e, simplesmente porque proprietários de terra não querem ceder suas terras. Não ter a construção da Barragem.
    Aqui em Salinas nos anos 90(1991) proprietários não queriam ceder as terras e hoje com a construção da barragem teve uma supervalorização da terra, tornando esses mesmos proprietários ricos. Não somente o proprietário mais toda a população salinense que usufrui dessas aguas!!
    Vamos todos apoiar a construção dessa Barragem!!!
    Vinicius!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vinicius, também sou a favor da barragem, tenho propriedade onde as águas vão atingir, a minha propriedade sobrará 70%, e ela tem apenas 28ha, ai tá a questão, ela vai valorizar sim , mas, o que adianta valorizar se não tenho capital para investir? vendo? e daí ? o valor dela mesmo valorizada não compra um terreno em Taiobeiras. isso é o que vai acontecer com muito se essa bendita barragem sair e não indenizar adequadamente todos atingido, vai ficar bom para grandes proprietários que tem na região.
      A primeira indenização que houve, alguns comprou casas em Mirandópolis, será que estão felizes? acredito que não, pois voltaram a maioria.
      Então cada caso é um caso, não podemos generalizar.
      Os políticos e entidades fazem campanha e anucios em Taiobeiras, Rio pardo entre outras e nunca vão nas comunidades atingidas.

      Excluir
    2. Amigo, vc pode ter certeza que com a sua terra valorizada vc vai comprar 5 terras com igual valor que ela vale hj. É assim em todas as construcoes de barragem. Nao ´so em Salinas todas a valorização é enorme, nao se preocupe com isso. Tem terra tb aqui na barragem de Salinas e se nao fosse a barragem hj essa terra nao valia nem mil reais. Com a construção da barragem, um lote (12x40) próxima a ela vale 25 mil. Com 10% do que sobrar(70%) vc compra casa na cidade ou investe na propriedade e ainda lhe sobrará 60% da atual.
      Água traz vida, fartura, não pense no que vai ganhar hj e sim no que vai ganhar depois e no bem comum a todos. Agua hj é cara daqui a 20 anos vai ser bem mais(Vai ter cotas) Até mesmo os E.U.A nessa semana pediu um acordo para o efeito estufa, pois eles assumiram que o clima ta mudando. Pode Haver uma aumento de 5° graus na temperatura.
      O Avó de um amigo foi um dos que abraçou a tulipa aqui para nao construir a barragem, e no ano passado so numa tira de 50 metros de água por 2 Hectare vendeu por 300 mil. Hj ele me conta arrependido e reconhecendo o seu erro. Pense nisso e reflita.
      O dinheiro que ganhar de indenização hj nao vai da para seus filhos pagar uma conta mensal de água no futuro.
      Abraços

      Excluir
  3. Eu já havia dito e ainda chega um tal de Paulo Guedes picareta nos ludibriando, tenho que rir mais também é correligionário de Kinca e do PTralha só sabe prometer e criticar os outros.

    ResponderExcluir
  4. Essa barragem não sairá tão cedo, ainda vai ter muito deputado, senador, governador que dificultará, pois eles vivem de promessas e promessas valem votos. Resumindo: ainda vai eleger muita gente às custas da barragem de Berizal.

    ResponderExcluir
  5. Como diria minha avó é mais fácil galo nascer dentes

    ResponderExcluir
  6. Não se pode comparar o valor de um terreno na lagoa com terras semi áridas distantes de Taiobeiras depois de Mirandópolis. Ha também de se observar o valor que as terras valorizaram. Mas na verdade acho que essa barragem não sai agora e nem tao cedo porque é muito dinheiro a ser investido e ainda se tem muita resistência. Acho que essa obra somente sairá quando a região já estiver devassada pela seca e sem viabilidade econômica. Aí os resistentes vestiram a camisa contrária e se indignaram. Nessa época se o rio pardo ainda existir talvez a barragem saia dos discursos e vire realidade.

    ResponderExcluir
  7. querido anonimo do 2º comentario, a sociedade consou de ser maltratado pelo governo em geral, entao chega de dar esmola, tem que pagar preço justo e vamos lutar por isso ou nao sai barragem, pagamos mais de 50% hoje so de imposto temos que deixar de sermos burros e trabalharmos com inteligencia em cima dos governantes

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que burro e ignorante são as pessoas que estão fazendo resistência à construção da barragem. Primeiro que quem tem propriedade que parte será inundada, o que lhe sobrar terá uma super valorização de até 10 vezes ou mais. segundo é que os governantes que você cita não tá nem aí se a barragem será construída ou não, não são eles que estão sofrendo falta d`água, e enquanto isso eles estão é lucrando com o sofrimento e a miséria do povo por causa de suas próprias ignorâncias.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, concordo com vc, mais quando não estiver mais água, vai pagar 80% só de impostos e nada vai mudar( o governo não faz e quando quer fazer vcs não deixam). A água é essencial a vida, se prefere dinheiro hj, amanha vai preferir água. O que vc ganhar hj com a venda da terra não vai ser suficiente nem para comprar a água de um mês. Estamos no vale da pobreza e sem as barragem vai ser o vale da miséria. Não sou Burro ( sou especialista). Se queres assim, problema seus ai. Salinas tem muita água e ja tem Barragem, quando vcs quiserem água vão ter que vim buscar aqui em Salinas. Nós não vamos ceder água a vcs sem que vcs vcs paguem os impostos a nós( e vai ser caro).
    Continue com esse seu pensamento e verás o quando a sua sociedade ai irá sofrer ou mude para Salinas e venha pagar altos alugueis a nós aqui!
    O dinheiro que ganhar hj nao vai da nao.....!!

    ResponderExcluir
  10. So tenho uma coisa a dizer pra esse Vinicius, SABE DE NADA INOCENTE!
    Pois sou proprietario de 1,2 hectare, em metros 12.400 m/2, pela qual paguei 30 mil em 2011, nesse pequeno pedaço de chão fiz uma chacara, plantei varios tipos de arvores frutiferas e arvores, construir um sonho, pois desde crianca sonhava em ter um pedacinho de terra as margens do rio pardo, quando se fala em indenização não se pode olhar somente o bem para um pequeno grupo que apoia a construção de uma barragem como essa, pois tem que olhar tambem para os ribeirinhos que nasceam e se criaram ali, em sua terras, de onde tiram e produzem seus alimentos e vendem esses alimentos para uma boa parte de taiobeiras, esses ribeirinhos tem toda razão de não querer sair das suas terras, pois com esse valor de indenização seria preciso vender uma fazenda para comprar um terreno em taiobeiras, 2 mil por ha, ou seja 50 hectare pra comprar um terreno em taiobeiras, e entao faria um barraco de lona pra morar debaixo, e eles iriam viver de que mesmo? Sem terra pra cultivar seus alimentos, sem emprego... se o povo de taiobeiras precisa de agua isso tem que se cobrado da copasa e deve ser preocupacao da mesma, pois ela vende agua um recuso natural pelo qual pagamos muito caro, entao essa tal de copasa tome suas providencias de correr atras de agua pra vender pra populacao, so pensa em faturar milhoes anualmente e nao investe em revitalizacoes de nascentes, pq ela nao compra cabeceiras e faça barragem para poder ter uma reserva em tempo de seca, pq ela nao investe igual ao empresario Carlos Huberto da fazenda hp, esse é meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai no período em que o Rio Pardo estiver seco tu vai beber água em barragens de outra região e fazer xixi nas suas árvores frutíferas. É, porque a Copasa não vai poder "vender" água pra você irrigá-las, como você diz equivocadamente, Copasa não vende água meu amigo, Copasa é uma empresa que vende serviço de saneamento básico, o qual é de responsabilidade do poder público. A Copasa é uma empresa que tem competência no ramo, e é por isso recebeu concessão do município de Taiobeiras para tal finalidade. Digo isso porque eu conheço de perto os serviços prestados pela Copasa, que vai muito além de emitir uma fatura de pagamento ao cliente.

      Excluir
    2. concordo plenamente no que diz, surge um grande exodo rural onde enchera a cidade, sem emprego surgi outro varios fatores, como prostituição, drogas, roubos etc...
      sou contra esse modelo de projeto que estão querendo criar.

      Excluir
    3. Uai faz igual fizeram no vale do bananal em salinas, gente micro barragens em todo o rio ai nunca irá faltar agua e não haverá exodo rural.

      Excluir

Postar um comentário