Salinas treina equipe para enfrentar a dengue

Município já registrou 27 casos de dengue e 3 de zika este ano

Por meio do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, a cidade de Salinas se prepara para com uma série de ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, especialmente neste período do ano, em que o calor e as chuvas propiciam ambiente para a Dengue, Zika e Chikungunya.

O comitê, formado por representantes do setor de saúde, secretarias municipais, Defesa Civil Municipal, bombeiros, associação comercial, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, articula a execução de ações de assistência à saúde de interesse epidemiológico, vigilância e controle das arboviroses.

Também está sendo elaborado o Plano Municipal de Contingência de Arboviroses, que visa capacitar profissionais de saúde para o enfrentamento das doenças, para isso, os trabalhos visam ações de prevenção e controle de doenças, bem como o atendimento a situações adversas provocadas pelas arboviroses e zoonoses em todo o município.

Os agentes municipais de endemias já participaram de capacitação acerca da utilização de inseticida, ocasião em que os fabricantes do veneno repassaram informações quanto à aplicação correta e dosagem adequada dos produtos.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, já foram registrados 27 casos de dengue e três casos de Zika em Salinas somente neste ano de 2023. No entanto, a preocupação não é apenas com Salinas. Segundo a Secretaria, todo o Alto Rio Pardo precisa ficar alerta contra o mosquito transmissor. Taiobeiras registrou 14 casos de dengue e quatro de zika em 2023, enquanto que Rio Pardo de Minas foram dois casos de dengue.

Comentários