Oposição assume direção da Câmara de Salinas e a expectativa é de muita fiscalização

Câmara de Salinas sob novo comando: vice-presidente Eilton, presidente André e secretário Douglas
SALINAS – Se a situação estava ruim para o prefeito dessa cidade, Kinca Dias, agora ficou péssima, pois ele passará a ser fiscalizado e cobrado com muito mais veemência, já que o comando do Poder Legislativo caiu nas mãos de André Santana (PSD), eleito vereador como aliado de Kinca, mas que se transformou em adversário com o andamento da Administração. “Comigo, a Câmara de Salinas terá extrema independência, nada ficará nas gavetas”, disse André, neto do ex-deputado Geraldo Santana, que logo nos primeiros dias de presidência já colocou requerimentos em votação para convocar os secretários de Saúde e Finanças à Tribuna.

Para ganhar a presidência, André foi buscar três votos de vereadores eleitos na situação: Julimar Oliveira (PMDB), Edna Sarmento (PDT e Thiago Durães (SD), que somados com os votos de Eilton Santiago (PTB), Douglas Gomes (PV) e Fernandes Vicente (PSB), garantiram a apertada vitória. “Sinto honrado em conduzir a casa. A minha meta é colocar os anseios do povo de Salinas em 1º lugar”, disse André, deixando claro que buscará a harmonia entre os poderes. O vereador Eilton ficou como vice-presidente e vereador Douglas como secretário.

A eleição acabou sendo disputada com o vereador da situação Vilmar Almeida (PRP), que obteve 06 votos, inclusive o da vereadora Etelvina Ferreira, popular Tazinha (PTB), que até então era considerada da oposição. Na reta final, Vilmar tentou de todas as formas conquistar o voto de Thiago Durães, mas o esforço foi em vão. “Fiz uma disputa limpa. Não trabalho à noite, e acredito que André também não”, disse Vilmar após o anúncio do resultado.

O vereador Thiago disse para a reportagem que votou visando o melhor para a Câmara. “O vereador precisa ter independência em suas ações, principalmente no meu caso, que represento o grande povoado da Matrona. A intenção é ganhar força política para que, juntamente com o colega Eilton, possamos reivindicar os benefícios que Matrona precisa. Acredito que agora teremos força para legislar com autonomia”, disse Thiago.

O vereador Julimar explicou que votou em André por entender que ele reúne as melhores condições políticas para conduzir o Legislativo. “André tem condições de conversar com os poderes, principalmente com o promotor, com quem não devemos ter medo de conversar, pois ele fala o que tá na lei e tem a função de fiscalizar, assim como nós”, disse Julimar, lembrando do ex-presidente Ferreira Júnior, que, segundo ele, defendia a Câmara com altivez e independência.

A vereadora Edna Sarmento também defendeu a independência da Câmara, que, segundo ela, precisa ser reconhecida devido a sua importância. “Precisamos nos fortalecer para enfrentarmos os graves problemas sociais de Salinas, como as drogas e o desemprego”, disse. “Os vereadores lutam, trabalham, e mesmo assim as pessoas saem denegrindo a imagem, pois falta o devido reconhecimento da Câmara”, completou Edna, reclamando ainda do descaso do prefeito Kinca com o Poder Legislativo.

O vereador Eilton, um dos principais articuladores da eleição de André, disse que o objetivo da nova Mesa Diretora não é confrontar com o prefeito e sim requerer o devido respeito à Câmara. “Precisamos respeitar as posições de cada um, pois dinheiro não compra ninguém. Não podemos negociar o que é do povo, por isso vamos trabalhar com independência. A Câmara deve ser respeitada”, disse o vice-presidente.
 
Bloco de vereadores que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara de Salinas
Disse me disse dos bastidores

Até chegar ao dia da votação, houve muitas negociações, acordos e disse me disse. Inicialmente, o nome cotado para ser presidente era do vereador Eilton Santiago, que chegou a somar 08 votos, tanto da oposição como situação.

Quando a eleição caminhava para o consenso, o prefeito Kinca Dias entrou no cenário e permitiu o retorno do vereador Osmário Martins (PSB) para a Câmara. Ele estava ocupando a Secretaria de Obras e já voltou para o Legislativo como candidato a presidente. A partir de então, o tabuleiro bagunçou e as negociações abriram uma série de possibilidades. Ou seja: o prefeito abriu mão da oportunidade de ter ficado quieto.

Dias antes da eleição, o vereador Eilton perdeu a paciência com a interferência do prefeito Kinca e retirou seu nome da disputa, passando a apoiar a candidatura do colega André Santana, para desespero da Administração, já que André é neto de Geraldo Santana, que se tornou ferrenho adversário político de Kinca.

O prefeito melou o possível consenso em torno do nome de Eilton por um motivo estranho: a advogada Christiane Ribeiro, que é de total confiança do vereador e autora de vários processos contra a Administração. Kinca queria que Eilton garantisse que não colocaria Christiane na Assessoria Jurídica caso virasse presidente.

Questionada sobre o envolvimento de seu nome nas negociações, Dra. Christiane disse que “o assunto nem merece ser comentado”. Depois da vitória de André, a advogada alfinetou o prefeito em seu perfil no Facebook: “Quem teme uma sardinha, acaba sendo engolido por um tubarão”.

Com o lançamento da candidatura de André, as pretensões de Osmário perderam força, pois não conseguiu somar votos suficientes, já que o vice-prefeito Tião de Olegário, com o aval do ex-deputado Geraldo Santana, já estava participando das negociações. Com isso, Osmário recuou e foi lançada a candidatura de Vilmar, que levou o voto de Tazinha, mas perdeu Julimar e Thiago.

Existiu muito disse me disse no processo eleitoral, por isso peço perdão se houve conversas que ofenderam os colegas”, disse Osmário após a eleição. Ele também fez um breve relato sobre a sua passagem pela Secretaria de Obras. “Também peço desculpas por não ter atendido as demandas, pois no Executivo não se consegue fazer o que a gente pensa”, completou.

Comentários

  1. sou moradora da vila canaa fui varias vezes pedir pra colocar uma lampada no poste perto de csa ate hoje nada ate hoje pq na rua de casa esta escuro ligo na cemig eles disse q e a secretaria de obras tem de liberar o q vergonheira eu estou indignada

    ResponderExcluir
  2. PEÇO
    SRS VEREADORES QUE OLHEM A SITUAÇÃO DOS MOTORISTAS AS DIARIAS ESTÃO ATRASADAS TEM MOTORISTA QUE PAGAM PRA TRABALHAR TIRAM DINHEIRO DO SEU PROPRIO BOLSO PARA COLOCAR GASOLINA NOS CARROS DA SAÚDE AS VIAGEM PARA OUTRO ESTADO NÃO ESTÃO SENDO FEITA PORQUE ELES NÃO TEM DINHEIRO PRA COLOCAR GASOLINA NOS CARROS ENQUANTO O PREFEITO PATROCINA FESTA PARTICULARES COM O DINHEIRO PUBLICO A SAUDE ESTA CADA VEZ NAS DOENTE EM SALINAS

    ResponderExcluir
  3. Os vereadores tem que fiscalizar mesmo é pra isso que eles ganham muito bem. Tomara que cassasse esse prefeitim que tá acabando com nossa Salinas

    ResponderExcluir
  4. Quando esta precisando dos nós votos eles vêm com maior atenção depois que ganha fala que é só vereador de matrona, Nova Fátima curralinho, mais quando precisa eles são de todos ainda bem Que só falta dois anos, vai ter pedi xaxa uma vaga pra vender piqui,,

    ResponderExcluir
  5. Eu estava fazendo pre natal no viva vida em taiobeiras quando escutei uma das funcionarias,dizendo que salinas tinha 25 vagas para consultar com o urologista que e muito dificil de conseguir e a secretaria de saude de Salinas nao mandou niguem. Acorda gente ces tao perdendo vaga. Se toca prefeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa de perder consulta foi feio em, ACORDA secretario de meia pataca.

      Excluir
  6. O aparelho de RX do hospital municipal esta quebrado ha vários dias,não tem papel milimetrado para fazer eletro do coração,e não está sendo realizado biopcia por falta de pagamento ao instituto de patologia de Montes Claros, isso sem falar na divida da saúde que já ultrapassa os 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
    Kd os vereadores q não fazem nada!

    ResponderExcluir
  7. Até hoje tem funcionário da prefeitura q não recebeu pagamento, e agora pasmem: O prefeito kinka repassou R$ 40.000-(quarenta mil reais) para a micareta.
    Volta ZE... Salinas acabou!!!

    ResponderExcluir
  8. agora sim a camara vai funcionar vamos fiscalizar colocar ordem na casa parabens andre coloca pocando.

    ResponderExcluir
  9. Solicito aos vereadores, mas também aqueles que dependem da água da barragem de Salinas que visitem o rio Tabocas na comunidade de Ferreirópolis e vejam o que a COPANOR esta fazendo. "JOGANDO ESGOTO NO RIO".

    ResponderExcluir
  10. É prefeito!!! Aqui se faz, aqui se paga. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  11. 2017 será Kinca na presidência da Câmara..........................................................................

    ResponderExcluir
  12. Fiscalizar Ja!!! Dois anos passaram e nada de beneficio para a população salinense...Prefeitin agora segura...Prefeitin traira...TENHO VERGONHA DE FALAR QUE VOTEI EM VC SEU FALSO!!!FORAKINCA#FORAPT

    ResponderExcluir
  13. GENTE, NÃO SE ILUDA. ISSO TUDO É POLÍTICA. ESSA OPOSIÇÃO TÁ QUERENDO É A PREFEITURA. ENTÃO QUANTO PIOR ESTIVER A SITUAÇÃO E A CIDADE, MELHOR PRA ELES TOMAREM O PODER DAQUI DOIS ANOS. PODEM ESPERAR A SITUAÇÃO PIORAR. SE SALINAS NÃO ACABAR ATÉ LÁ, ACABARÁ DEPOIS QUE GERALDO SANTANA VOLTAR PRO PODER.ÔÔÔÔÔÔÔ SABE DE NADA INOCENTE.

    ResponderExcluir
  14. O POVO MAIS INFORMADO21 de janeiro de 2015 às 00:08

    A esperança e sempre a ultima que morre, em tempos de crise no mundo todo, a camara de vereadores de salinas ha poucos meses aprovaram a gratificaçao natalina ou seja o 13º (decimo terceiro salario) dos vereadores e agora depois da eleiçao da nova mesa diretora composto pelo vereador eleito presindente que mais faltou as reunioes da camara, alem do mais mora em outra cidade e nao contribui adequadamente para a economia do municipio, pedem o reajuste doS salarioS dos vereadores, isso parece uma piada (FISCALIZAÇAO), eles parecem so pensar no deles e fica com essa ladainha de fiscalizaçao, mas lembrem que tem gente e muita gente acompanhando suas atitudes atraves de um click, so espero que seja publicado folharegional, ha e tem mais uma, essa briguinha ai na camara, salinas deixou de ganhar em torno de 2 milhoes de investimentos so no ano de 2014...

    ResponderExcluir
  15. E O BAIRRO CIDADE NOVA QUE NÃO TEM NENHUMA CONDIÇÃO PARA SE MORAR SEM ESGOTO, AGUA E LUZ E CALÇAMENTO. O QUE SERA DE NOS.

    ResponderExcluir
  16. chama o chapolin colorado o eu mim enganei ele morreu....................

    ResponderExcluir
  17. Ô povo babaca, povim besta! Parece que ninguém aqui conhece política no Brasil, muito menos os políticos. Isso tudo aí é festa pra eles. Salinas continuará indo mais pro fundo do poço e essa turma toda aí mais rica..... e vocês continuam votando no PT. Se esqueceram que Zé Prates é do PT????? FICA KINKA e fôda com tudo. O povo não o elegeu? É isso tudo o que todos merecem.

    ResponderExcluir
  18. EITA GENTE BONITA TODOS TEM UM DIMDIM PRA ANDA NOS PANOS NÉ !!!!!!!!MAIS PRA GARANTIR SAUDE E EDUCAÇÃO PARA NOSSAS COMUNIDADE NINGUÉM TEM O SALINAS FUDIDA PRA BENS VEREADORES MUITO LINDOS SE É ISSO QUE VCS QUERIA OUVI OUVIO

    ResponderExcluir
  19. Isso de gastar 40. Mil em micareta deveria se investido em outras prioridades como Saude, educação etc,,, talvez o prefeito e culpado pelo o que está acontecendo. Mais também acredito que são as pessoas que ele cola junto com ele aí de melhorar só piora.. Todos nós deveria fazer manifestações como faz em outros país, mas samos brasileiro. Acomodadas deixa tudo acontecendo e não fazemos nada, o Brasil esta se afundando cada dia mais,porisso a mais vagas de bandidos, do que trabalhadores. Esses vereadores vão só fazer o que convém eles pode crê,e o eu acho

    ResponderExcluir
  20. Acho que a policia Federal deveria fazer uma vizinta em salinas garanto que não vai demora descobrir as coisas,como na Petrobras, toda cidade cresce só salinas que não desenvolve nada será porque?

    ResponderExcluir
  21. Medico que prestou serviço pra prefeitura e tá sete meses sem receber....Tem dinheiro pra festas,.Agora para investir na saúde não tem...É brincadeira prefeitin!!!Podia fazer uma auditoria nessa administração...Prefeitin traidor!!!Cadê puba, Mario digudê, leo bolinha pra falar um coisa?!Não vê meu voto mais nunca TRAIDOR e PERSIGUIDOR!!!EU fui petista e filiado agora sou defiliado...Tomei nojo de PT...esse prefeitin kin kaka e ze prates não ta com nada....TEMOS que renovar...

    ResponderExcluir
  22. PRECISAMOS de Zé Prates de novo!! ... e bem feito pra quem votou na atual administração; EU QUERO É MAIS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imaginando tanta persiguiçao e maldade o prefeitin anda fazendo com seus proprios companheiros não entendo ate agora...Eu trabalhei suado ajudando esse prefeitin e me perseguiu. E mais fica prejudicando as pessoas que mais precisam!!!Fica a dica prefeitin " tudo que faz se paga prefeitin pq DEUS é justo" não quero desejar mal a vc mas Deus ta vendo tudo...

      Excluir

Postar um comentário