Comissão elimina candidato indicado por Romeu Zema e Cisrum terá chapa única

Prefeito de Porteirinha concorre à reeleição, com apoio de Paulo Guedes

Está prevista para o próximo dia 18 de janeiro a eleição para presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), instituição responsável pela administração do SAMU no Norte de Minas, que atende urgências e emergências em 86 municípios da região.

O prazo para registro de chapa se encerrou na última sexta (14). Até essa data haviam sido inscritas duas chapas, uma liderada pelo prefeito de Claro dos Poções, Norberto Neto, que foi indicado pelo governador eleito Romeu Zema. A outra chapa é encabeçada por Silvanei Batista, prefeito de Porteirinha, que concorre à reeleição e é afilhado político do deputado federal eleito Paulo Guedes.

Porém, mediante a Instrução Normativa que traz as diretrizes, regras e procedimentos exigidos no estatuto do consórcio, os integrantes da chapa precisam “estar quites com todas as obrigações com o Cisrun, nos termos do artigo 6º do estatuto”. Diante disso, na tarde de segunda (17), a Comissão Eleitoral, designada por portaria, considerou que chapa do prefeito Norberto Neto está inabilitada por “vício insanável”.

A Comissão decidiu ainda, por unanimidade, declarar que a chapa de Silvanei Batista será única, já que o prazo para registrar novas chapas está encerrado. Com isso, a eleição para o biênio 2019/2020 poderá ser por aclamação.

A lista com os municípios aptos a votar em presidente consta apenas 37 prefeitos, pois todos os outros estão inadimplentes. Da microrregião Alto Rio Pardo, apenas os prefeitos João Carlos (Berizal), Aline Teixeira, de Santa Cruz de Salinas e Virgílio Costa, de Vargem Grande estão em dia com o Samu e poderão votar.

A chapa de Silvanei Batista tem Ronei Dias, de Olhos D’água, como 1º vice-presidente e Marisa Souza, de Bocaiuva, como 2º vice-presidente.

Comentários