Alto Rio Pardo recebe apenas 1.795 testes rápidos

Falta de testagem na região agrava situação da pandemia

O Governo de Minas destinou 27.590 testes rápidos para o Norte de Minas, sendo que somente 1.795 serão destinados para a microrregião Alto Rio Pardo, que enfrenta subnotificação por falta de testes em várias cidades da região. O problema é denunciado por vários leitores da Folha Regional.

Sem testagem, não é possível o diagnóstico da Covid-19 em larga escala, com isso, a situação epidemiológica não pode ser monitorada e a contenção da pandemia fica incontrolável.

Conforme a Superintendência Regional de Saúde estão sendo distribuídos somente 555 testes para Salinas, 470 para Rio Pardo de Minas, 385 para Taiobeiras e outros 385 para São João do Paraíso.

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência, Agna Soares, explica que os municípios deverão viabilizar a testagem dos casos suspeitos de Covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença; no entanto, os municípios não tem testes suficientes.

Também é recomendada a aplicação dos testes rápidos de antígeno em gestantes e pessoas encaminhadas para a internação hospitalar e realização de cirurgias eletivas em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo na ausência de sintomas de Covid-19.

Comentários

  1. Isso e para não alarmar a população e subnotificar a COVID canalhas

    ResponderExcluir

Postar um comentário