Municípios do Alto Rio Pardo entram no ‘Decretão’ da Amams

Com os decretos, cidades ficam aptas a receberem recursos para recuperar estragos causados pelas enchentes

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams, informa que 31 municípios do Norte de Minas aderiram ao Decretão publicado no fim de ano pelo governador Romeu Zema. Todos os municípios estão em Situação de Emergência por causa das fortes chuvas.

Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais esse decreto único de “Situação de Emergência” por chuvas intensas e alagamentos deixam os municípios atingidos aptos a receber ajuda do Governo Federal e Estadual.

Com o decreto homologado, os municípios atingidos podem receber dinheiro para reconstruir estradas, pontes, ruas e barragens, além de adquirir medicamentos, cestas básicas e ainda beneficiar produtores rurais com a renegociação de dívidas nos casos onde houve perda da produção.

No Alto Rio Pardo, 13 municípios entraram no Decretão da Amams: Águas Vermelhas, Berizal, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras.

Apenas quatro municípios da região ficaram de fora do Decretão da Amams: São João do Paraíso, que não é filiado à Amams, mas a prefeita Selminha Morais informou à Folha Regional que publicou individualmente; Santo Antônio do Retiro, onde o prefeito Ivo Fernandes também publicou decreto individual (veja aqui); e Vargem Grande do Rio Pardo, cidade cuja reportagem ainda não teve retorno do prefeito Gabriel Braz.

Atualização: A quarta cidade do Alto Rio Pardo fora do decretão da Amams é Novorizonte, mas a assessoria jurídica da Prefeitura comunicou que o prefeito Kléber Pinho também publicou Decreto de forma individual.

Comentários