Hospital de Taiobeiras é incluído na Rede AVC Estadual

Com aprovação de Comissão, hospital passa a receber recursos para medicamentos trombolíticos.

A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) aprovou a inserção do Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, na Rede Estadual de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade passa, agora, a ser elegível para o recebimento de incentivo financeiro para utilização de medicamentos trombolíticos, como Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual (U-AVCE).

Um levantamento da Comissão aponta que somente no ano de 2022 o Hospital Santo Antônio atendeu 196 pacientes vítimas de AVC. Desse total, 21,6% necessitaram de tratamento com trombolítico, medicamento essencial para minimizar os danos cerebrais em casos de AVC isquêmico agudo.

A trombólise consiste na administração de substâncias como a alteplase para dissolver coágulos que obstruem o fluxo sanguíneo para o cérebro. O tratamento é mais eficaz quando realizado em até quatro horas e meia após o início dos sintomas, exigindo avaliação médica rápida e criteriosa.

Segundo a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, a inclusão do Hospital Santo Antônio na Rede AVC representa um importante avanço para a assistência à saúde no Norte de Minas.

Ao descentralizar os atendimentos de AVC para outros municípios polo, as microrregiões de saúde se fortalecem e viabilizam o atendimento às demandas da população de forma mais ágil e próxima de suas residências. É o caso de Taiobeiras”, destaca a coordenadora.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, reforçou que “o credenciamento do hospital como Unidade Estadual de AVC assegura um acesso mais rápido e qualificado ao tratamento, salvando vidas e contribuindo significativamente para a melhoria da Rede Hospitalar no Norte de Minas”. 

Comentários