Árvores estão sendo assassinadas em Taiobeiras

Para revolta dos moradores, árvores são cortadas no Centro da cidade
Moradores de Taiobeiras estão revoltados com os cortes de várias árvores na cidade. E o motivo é óbvio: a arborização é um dos símbolos de Taiobeiras. Mas, pelo visto, para a Administração Municipal o corte de árvores é coisa simples, banal. Muitos cortes são feitos sem critérios, muito menos fiscalização. A Câmara de Vereadores, como sempre, assiste passiva. Eles, sequer, fazem audiência pública para ouvir a opinião dos moradores.

No Centro, em frente ao Mercado Municipal, o pessoal da prefeitura cortou várias enormes árvores, que garantiam disputadas sombras no verão. Todas foram arrancadas pela raiz, revoltando muitas pessoas, especialmente os comerciantes da Avenida da Liberdade. Muitos dizem que a poda seria o ideal.

Exemplo de revolta é a empresária Luiza Helena Moreira, da Farmácia Antonino. “Está difícil trabalhar hoje. As árvores foram cortadas, a praça está horrível”, disse a empresária. “Isso é o fim! As árvores fazem parte da história da nossa cidade, meio ambiente se conserva, não se destrói”, completou Luzia.

A funcionária pública Gaby de Oliveira também reclamou. “Meu coração está destruído”, disse Gaby, lamentando o corte das árvores, que deixou a praça vazia.

Nas redes sociais, muitos moradores lembraram que as árvores fazem parte de Taiobeiras e ainda fazem com que o clima da cidade seja diferenciado. “Passei na Avenida e sentir que estavam derrubando um pouco da história de Taiobeiras. O local ficou horrível”, disse Jose Willians Moreira.

Enorme árvore é cortada na saída da cidade
Na saída da cidade, com destino à Salinas, também foi cortada uma árvore centenária, com cerca de 25 metros de altura, conforme o comerciante Roberto Dias da Rocha, que está revoltado. “É o maior crime ecológico de Taiobeiras. Fique indignado”, disse o comerciante.

A vendedora Simone Alves retratou perfeitamente o sentido da população taiobeirense. “São atitudes lamentáveis, que contribuem para a destruição da nossa querida terra. Essa seca que estamos enfrentando é consequência da falta de árvores”, disse.

A reportagem fez contato com a Polícia de Meio Ambiente e o Cabo Alves explicou que o corte de árvores em área urbana é deliberado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente – Codema, órgão responsável pela emissão da autorização de corte. “Se houver alguma denúncia, a Polícia de Meio Ambiente apura se houve o trâmite legal feito pelo Codema”, explicou.

O presidente do Codema, Kennedy Correia de Almeida, explicou para a reportagem que as árvores em frente ao mercado foram condenadas pelo Corpo de Bombeiros após o vendaval ocorrido no último dia 03 de junho. “Além disso, aquelas árvores (Fícus) não são apropriadas para áreas urbanas”, disse Kennedy.

A reportagem também tentou falar com o prefeito Danilo, mas sem êxito.

Comentários

  1. PARABÉNS ALEX PELA REPORTAGEM. VC TEM SIDO UM GRANDES DEFENSOR DOS INTERESSES DE TAIOBEIRAS. VC É DIGNO DO MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO,PELA SUA LUTA SOLITÁRIA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE,DA ÉTICA NA POLÍTICA LOCAL.É PRECISO ENGROSSAR ESSA FILA DE PESSOAS QUE NÃO TOLERA TANTA FALTATA DE RESPEITO DOS POLÍTICOS PARA COM A CIDADE. VC FAZ O PAPEL QUE É DOS VEREADORES,INFELIZMENTE NÃO TEMOS VEREADORES,PRINCIPALMENTE DE OPOSIÇÃO,QUE SÃO DSPREPARADOS PARA FAZER OPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente tb fiquei chocado e triste com essa atitude descabida! Sinal de um governo sem preparação e sem nenhuma educação humana. Triste!

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito lamentável... Uma simples poda resolveria o problema. Concordo com a reportagem, eles deveriam ouvir as pessoas primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Não faz nada e ainda corta o que os outros prefeitos fizeram

    ResponderExcluir
  5. Será que ninguém nessa prefeitura não sabe o que é poda de árvores?

    ResponderExcluir
  6. Se as árvores ficassem, e por a caso tivesse uma chuva forte que as derrubassem a culpa também seria da prefeitura, que estaria sendo negligente. O Codema afirmou que foi porque estavam condenadas... Quando o projeto da praça foi disponibilizado ninguém viu isso, agora que já cortaram que estão preocupando.

    ResponderExcluir
  7. Referente a arvore na vila, tem se uma boa justificativa, cortou uma arvore centenária para vender bebida alcolica no local, grandes projetos Sao erguidos preservando arvores, infelizmente em Taiobeiras Nao se tem habito de fazer projeto. Qual a justificativa da distribuidora?

    ResponderExcluir
  8. Não sou de Taiobeiras, mas quando vi o que fizeram com a praça pude perceber que a cidade perdeu um pouco da sua identidade, o que vão fazer com a praça?
    Mesmo não sendo uma Taiobeirense fiquei triste com agressividade a esse patrimônio.

    ResponderExcluir
  9. http://www.anavilhana.com.br/blog/2008/12/ficus-benjamina-ele-e-um-perigo/

    ResponderExcluir
  10. Prefeitura sem comando. Uma covardia. E olha que o vice se diz um defensor do meio ambiente, e se não fosse?

    ResponderExcluir

Postar um comentário