Copasa promete substituir hidrômetros

Ação visa garantir a precisão da medição e a redução das perdas de água

Segundo o gerente da Divisão de Hidrometria da Copasa, Arnaldo Reis Carvalho Filho, o Programa de Melhoria de Qualidade da Micromedição (PMQM), tem por finalidade promover a substituição de hidrômetros em todo o Estado, que estejam defasados tecnologicamente, por tempo de uso ou inadequados ao perfil de consumo.

A previsão é de que até dezembro de 2019, sejam substituídos 420 mil hidrômetros em Minas Gerais por equipamentos mais modernos que apresentem melhor desempenho na medição, como por exemplo a utilização de medidores ultrassônicos que apresentam tecnologias mais resistentes ao desgaste prematuro, além de oferecer possibilidades de medição de vazões cada vez menores e mais adequados às soluções da medição inteligente.

A execução do serviço é de total responsabilidade da Copasa e não acarreta nenhum ônus para o usuário.

Os hidrômetros antigos estão sujeitos a eventuais desgastes e defasagem tecnológica, que pode gerar uma imprecisão na medição da água consumida em torno de 16%, conforme estudos estatísticos e de estimativas elaboradas pela própria Copasa.

O hidrômetro é o aparelho responsável pela medição do volume de água consumida. É ele que registra a quantidade de água que cada usuário consome em todas as cidades operadas pela Copasa no Estado.

Comentários

Postar um comentário