Ninheira: emergência por causa de tempestade e de estiagem

Município é castigado pela longa estiagem e por inesperada tempestade


Minas Gerais tem hoje seis cidades que decretaram situação de emergência por causa da chuva e outras 147 que estão sofrendo com a seca. Entre elas, tem Ninheira, que decretou estado de emergência nas duas situações, tanto por estiagem, cujo decreto foi assinado no último 27 de maio; e tem também o decreto de emergência assinado em 25 de outubro por causa de uma forte tempestade que assolou a cidade, causando estragos nas vias públicas e em vários imóveis.

O estado de emergência pela seca está previsto para ser encerrado neste sábado, dia 23 de novembro, já que é chegado o período de chuvas na região; já a emergência pela chuva está previsto terminar somente em abril de 2020, pois os estragos foram enormes. Muitos consideram que foi a chuva mais volumosa dos últimos 50 anos em Ninheira. Acima foto do estrago feito nas ruas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas previstas para o início de novembro atrasaram quase duas semanas. Algumas áreas do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha registraram algumas chuvas nos últimos dias, mas ainda insuficientes para amenizar a seca.

Segundo a Copasa, pelo menos 34 cidades de Minas passam por racionamento de água. A maioria delas fica no Norte, a exemplo de Taiobeiras.

Comentários