Desativação da ‘Casa do Estudante’ gera polêmica em Rio Pardo de Minas

Estudantes da CERP enviam foto de protesto ao Jornal Folha Regional
As pessoas beneficiadas pela CERP (Casa dos Estudantes de Rio Pardo) acionaram a reportagem do Jornal Folha Regional para manifestar revolta com o anúncio da desativação da Casa a partir do próximo dia 20 de dezembro. O anúncio vem gerando muita polêmica nas redes sociais e os protestos são intensos, inclusive com organização de manifestações em frente à Prefeitura Municipal.
                                
Conforme os estudantes, a desativação foi comunicada verbalmente pelo procurador da Secretaria Municipal de Assistência Social, Delson Júnior, que já foi morador da Casa em sua época de estudante.

Condições precárias da CERP
Atualmente existem 11 estudantes morando na CERP, que foi criada há 25 anos pelo então prefeito Orlando Santana, cuja administração arcava com todos os custos, como aluguel, alimentação, água, energia, funcionários e até bolsa para os melhores alunos. No início do projeto, a CERP funcionava em um prédio de dois pavimentos e beneficiava 40 alunos carentes. Hoje, o prédio que funciona a CERP está caindo aos pedaços, conforme se pode comprovar pelas fotos.

Em contato com a reportagem, os alunos demonstraram muito descontentamento com a atitude do prefeito Jovelino Costa, pois, segundo eles, a promessa era de ampliação e não de desativação. “No início do ano, o prefeito esteve na CERP e prometeu ampliar o benefício, inclusive chegou a reclamar das condições estruturais da Casa, mas, agora, para a nossa surpresa ele manda é desocupar a CERP”, reclama a estudante de Educação Física, Lucinha Coutinho, 27 anos, que se formou este ano.

Ainda conforme as informações dos estudantes, a Prefeitura de Rio Pardo estava pagando aluguel, água, energia e um coordenador, mas na Administração de Jovelino foi cortado o pagamento de água e energia, além de dispensar o coordenador. “Jovelino passou a pagar somente o aluguel, que custa R$ 800,00, e o restante das despesas foram divididas pelos estudantes, com isso, alguns desistiram de estudar, pois são muito carentes”, informou Lucinha.
 
Um dos quartos da CERP
Conforme o estudante de Letras na Unimontes, Élson Dias de Oliveira, 23 anos, a desativação da CERP vai inviabilizar a continuidade de seus estudos. “Faltam 18 meses para minha formatura, mas se a CERP for desativada eu não tenho condições de continuar morando em Montes Claros. Serei obrigado a parar, pois não tenho condições de arcar com todas as despesas”, lamenta Élson, destacando que outros estudantes vivem a mesma situação.

O estudante de Ciências Contábeis, Danilo de Oliveira, 23 anos, é mais contundente em suas críticas. “Isso é um descaso do prefeito, pois o custo da CERP é irrisório para a Prefeitura, além de ser muito importante para a formação dos jovens. Daqui já saíram vários profissionais, que retornaram para Rio Pardo e prestam relevantes serviços à sociedade”, disse Danilo. “E não adianta falar de crise financeira na Prefeitura, pois o prefeito comprou um carro de R$ 80 mil para o gabinete sem nenhuma necessidade, já que existe um veículo Blazer em perfeitas condições”, emendou. “Só com o Cruze que ele comprou dava pra manter a CERP por 08 anos”, finalizou.

A reportagem fez contato com a Secretária de Assistência Social de Rio Pardo de Minas, Janaina Versiane, responsável pela manutenção da CERP, que confirmou a desativação do benefício no próximo dia 20 de dezembro, sendo que um dos motivos alegados é a falta de segurança, além da Casa está beneficiando pessoas que não são carentes.

Confira a íntegra da Nota enviada pela Administração ao Jornal Folha Regional:

“A Administração Pública Municipal, verificando as condições precárias do imóvel da Casa do Estudante de Rio Pardo de Minas – CERP, decidiu pelo encerramento do contrato de aluguel onde está atualmente instalada a CERP por questão de segurança. O encerramento das atividades da CERP, no atual imóvel, ocorrerá na data de 20 de dezembro de 2013, após o encerramento do ano letivo, época em que os alunos retornam para Rio Pardo de Minas.
Importante esclarecer que a Administração Municipal está discutindo ações para colaborar na formação dos estudantes rio-pardenses em situação de vulnerabilidade. Afinal, nossos estudantes têm, merecidamente, todo o apoio desta Administração.
Assim, o Município continuará a prestar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, as quais necessitam de apoio para se manterem em Montes Claros, com o objetivo de que elas possam conquistar os seus sonhos de um futuro melhor.
Finalmente, a Administração Pública Municipal preza para que seja assegurado à população o direito de uma educação universal e de qualidade”.

Comentários

  1. Esse é o prefeito que os jovens elegeram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe o que e estranho, diversas pessoas deixam de ler a matéria na integra e só leem o que querem , em momento algum o prefeito disse que não vai haver mais a casa, se deixa-se cair na cabeça, ai o prefeito e omisso, vamos aprender a ler todas a matéria antes de questionar

      Excluir
  2. Esse Jovelino só tá fazendo besteira

    ResponderExcluir
  3. #Vergonha, hein sr. Jovelino...

    ResponderExcluir
  4. nossa, e desse jeito que eli que se releger na proxima eleição, mas não se preocupe jovens na proxima eleção vcs da a resposta pra eli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa resposta não precisa ser tão longe.

      Excluir
  5. Estão fazendo tempestade em copo d'água. Pela nota da Prefeitura, a casa foi desativada porque está em péssimo estado! As fotos demonstram isso.
    Essa é a atitude correta para manter a segurança dos alunos. Uma nova casa será alugada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está escrito que será alugada uma casa ? Em qual documento ? Esses estudantes estão a deus dará.

      Excluir
    2. Deus Dara? Que eu saiba todos trabalham e os pais podem sim alugar uma moradia, mas eles querem Vida Fácil.

      Excluir
    3. Deus Dara? Que eu saiba todos trabalham e os pais tem condições de alugar uma moradia, mas querem vida facil.

      Excluir
    4. É UM DESPAUTÉRIO A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,segundo a FOLHA REGIONAL, DIZER QUE A CASA ESTÁ BENEFICIANDO PESSOAS QUE TEM CONDIÇÕES.Nenhum filhinho de papai viveria nesta situação,na verdade a falta de sensibilidade e respeito do governo era um fato que já estava previsto há muito tempo.COLOCAR OS ESTUDANTES PRA FORA FOI A MELHOR SAÍDA E AGORA QUER DIZER que está fechando a CERP devido as condições precárias do imóvel!!!SENHORES GESTORES,VOCÊS SÓ TOMARAM CONHECIMENTO DISTO AGORA???Estão no governo há quase um ano e não tinham visto isto??PACIÊNCIA, DESCULPA ESFARRAPADA ... e acharam que ficaria por baixo dos panos...ISTO É UM ATENTADO CONTRA A EDUCAÇÃO E CONTRA A FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS RIOPARDENSES!!!DIOGO EMANUEL OAB/MG 102,427

      Excluir
    5. Não sou contra a desativação dessa cerpe,mas deveria haver uma triagem de pessoas com relação às condições financeiras,pois concordo com um comentário que foi citado que tem muito filhinho de papai aí.Fora playbozada!

      Excluir
  6. Lembro como se fosse hoje, de uma reunião feita anteriormente às eleições, onde o Prefeito Jovelino convidou os jovens da cidade e fez um "belo discurso", dizendo que não prometeria emprego algum para os jovens rio-pardenses e sim total apoio em relação aos seus estudos. Disse ainda que o que nós jovens precisássemos em questão de estudos , principalmente, os que moram em outra cidade, poderia contar com ele, pois já foi estudante e sabe de todas as necessidades que enfrentamos... é uma vergonha, um descaso, uma desumanidade o que está acontecendo, sentimos vergonha em ter acreditado, gritado em vários comícios o nome dele e em ter votado em alguém sem um mínimo de compaixão pelo próximo! Falta de respeito. Devemos nos juntar e fazer um grande protesto, para mostrarmos para ele que a última palavra é a do povo!

    ResponderExcluir
  7. E os trailers de Adilson e Arnaldo vão ter que sair das ruas também a partir de janeiro!

    ResponderExcluir
  8. Além de não fazer nada ainda está acabando com o que tem. Só RPM mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É agora estou vendo que ele vai acabar .Devagarzinho chega lá .

      Excluir
  9. Agora ao inves de gastar dinheiro com festas e mais micaretas, vao ter que pagar suas proprias contas, nada mais que justo. Trabalhar e estudar nunca matou ninguem!!! No brasil, milhares de estudantes fazem isso todos os dias!!

    ResponderExcluir
  10. Se existe um outro planejamento para dar apoio aos estudantes carentes de Rio Pardo de Minas - MG, deveriam ter deixado de forma clara para os moradores da CERP, e isso bem provavelmente nao aconteceu, mas espero que toda esta repercussao negativa tanto para secretaria de assistencia social, quanto para o Gestor publico, tenha servido para que abram os olhos, acho que ta faltando uma especie de conselheiro politico tenho ouvido que o prefeito esta sendo muito "ditador" existem varias opcoes de se conseguir os objetivos de forma mais delicada sem que precise repercutir tao negativamente para imagem da atual administracao.

    ResponderExcluir
  11. E TOME ONZE , DALÊ ONZE , TOME ONZEEEEEE . Votou agora aguenta .

    ResponderExcluir
  12. Engraçado, não sei porque tanta polemica desses estudantes, deveriam era agradecer esse tempo q puderam ficar na casa, porque em outras cidades os estudantes não tem esse privilegio não, e outra coisa nenhum desses estudantes q moram na casa são carentes, pelo que eu saiba, alguns são filhos de dona de loja, filhos de professora e por aí vai, acredito q se for pra fazer uma avaliação socioeconômica desses estudantes, não vai ficar nenhum, porque não caracteriza carentes como se diz....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não sabe o que diz mesmo....meu Deus!! Aposto que vc não sabe nem um nome dos estudantes que estão morando na casa neste ano. Como afirmar que não são carentes?? Eu digo isso pq conheço todos, um por um. E o dinheiro é do povo e tem que ser investido no povo!!!!
      "Suas palavras não correspondem aos fatos"

      Excluir
  13. Cadê os vereadores dessa espelunca de cidade..deixa esse cara aí tal de Jovelino fazer o que quer...Grande merda que ele é isso sim..pelo que eu vi está previsto na LDO do ano de 2014 recurso para essa molecada aí...Os nobres edis tem que fazer alguma coisa....com toda sinceridade que falta que faz o Tonão pelo menos ele manteve tudo isso...mas cá pra nós tem uns payboizinhos lá que num são carentes não viu, tem que tirar esse pessoal e deixar quem precisa lá..mas uns não podem pagar pelo os outros.. O prefeito tem é que colocar esses médicos pra trabalhar e cumprir a carga horaria...o cara fala que a prefeitura tá em crise mas aumentou o salario dos secretários de R$ 2.500.00 para R$ 4.500.00 pegou lá cara que mexe com os computadores da prefeitura que ganhava R$1.500.00 ano passado e aumentou para R$ 2.800.00, assim num sobre dinheiro mesmo não sô...e mais olha as diárias do prefeito ai pessoal pois ele aumentou as diárias dele viu....presta atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vereadores, bem lembrado companheiro, é bom saber que recentemente um vereador assumiu a prefeitura interinamente e adivinha só o que ele fez,,, colocou os parente e os derentes e se os cachorros de estimação soubessem assinar o nome ele teria colocado também,,, e a farra das gratificações para a parentaiada .. em 30 dias ele quase quebrou a prefeitura ... aí pedir ajuda para os vereadores fala sério,, peça ajuda para Deus por que o legislativo daqui que devia fiscalizar na verdade é presidido por um mercenário que só pensa em dinheiro e se promover com os flagelados que o sistema público não consegue dar assistência...

      Excluir
  14. Eu já sabia disso por isso que eu não votei nele.

    ResponderExcluir
  15. Não sei porque esse povo fica xingando Jovelino se na verdade quem manda na prefeitura é Andreia.

    ResponderExcluir
  16. Nunca vi um prefeito ser eleito para atender na Santa Casa. #Só RPM mesmo.

    ResponderExcluir
  17. NEPOTISMO : Tragam os seus amigos
    Tragam os seus pais
    Tragam os seus filhos
    E também as suas filhas
    PRA SAQUEAR RPM!

    ResponderExcluir
  18. Olha a maior tristeza e saber que ali dentro dessa "casa do estudante" tem filho de pai advogado (me polpe, dizem que já ate formou), outros já formaram e continuam la e percebo ainda que tem pessoas que necessitam e de um futuro brilhante. Após concluir nível superior por gentileza desocupa a casa para dar oportunidades a outras pessoas que realmente precisam.

    ResponderExcluir
  19. Eu eu saiba todos trabalham e pode sim pagar seus próprios alugueis!!
    Se for pra ajudar tem que ajudar todos estudantes pois e eles não precisam mais que os outros.

    ResponderExcluir
  20. que isso prefeito!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. VIM AQUÍ DEFEDER O PREFEITO JOVELINO... TÁ SENDO PERSEGUIDO POR GENTE MAL-INFORMADA... VOCÊS DEVERIAM PROCURAR SABER QUEM É O PREFEITO... EU TIVE UMA INFORMAÇÃO PREVILEGIADA... COMO JÁ FOI DITO.. VOCÊS DEVERIAM "SOLTAR O CACHORROS" NA PREFEITA ANDREIA DO POSTO... POIS,, NA VERDADE, O DR. JOVELINO NÃO É MAIS PREFEITO.. AGORA TÁ TRABALHANDO DE MOTORISTA, FAZENDO FRETE PRA SALINAS, MONTES CLAROS E BOCAIUVA... A SEMANA TODA..
    OBS.: ENCOMENDAS TAMBÉM..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cadê o nosso carnaval, cadê nossa casa do estudante,como estamos mau informados se nem mesmo somos informados sobre, nada que se passa na nossa prefeitura.¨eu acho que nós cidadões cumpridores da lei, que pagamos todos os nossos impostos em dia temos o direito de saber o que se passa lá afinal é o nosso dinheiro que está em jogo¨.agradeço pela a oportunidade folha regional todo apoio e toda gratidão do povo riopardense..

      Excluir
  22. Prezados Senhores a Administração pública não funciona como há 25 anos atrás quando a casa foi criada, ao longo dos anos o que sempre houve foi assistencialismo para beneficiar parentes de políticos com o pretexto que era para ajudar estudantes carentes, por muito tempo a casa abrigou estudantes que na verdade nem estudavam ou que o pai tinha perfeitas condições de arcar com suas despesas mas os favorzinhos políticos sempre dominavam.. se fizermos um retrospecto saberão do que estou falando...

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, não podemos esquecer que tb acabou com o TRANSPORTE DOS UNIVERSITÁRIOS. Muitos tiveram que desistir do sonho de terem uma graduação.
    Estamos falando da CERP e temos outras pessoas prejudicadas no município. Todas as cidades vizinhas pagam transporte para seus Universitários. Esse prefeito de Rio Pardo é um cara muito ruim.
    Sarava, sai pra lá!!!

    ResponderExcluir
  24. Não quero defender prefeito nenhum, mas convenhamos esse papo de casa do estudante não cola,,, isso não passa de mais um ajeito para promover o assistencialismo gratuito em prol dos companheiros políticos, a assistência social não consegue amparar os miseráveis que moram aqui como ela vai custear esses nobres cidadãos alunos de faculdades particulares,,,, pelo amor de Deus gente será que esse povo é tão cego que não consegue enxergar os problemas que estão debaixo dos seus narizes e colocar a culpa no prefeito que apenas quer fazer o que é correto perante a lei. A cegueira dos riopardenses nessas horas mostra porque a nossa cidade está estagnada no tempo. Eu só lamento por todos..... se que assistência faça como qualquer outro miserável, procure um assistente social da prefeitura e solicite uma visita.... O que não é bom para todos não pode ser para alguns,,,

    ResponderExcluir
  25. Isso é uma vergonha. Sou da Bahia e moro em Montes Claros. Quando estudavamos em Guanambi todas as prefeituras da região mantinham residência para os estudantes de suas respectivas cidades. Quando a nova prefeita assumiu a prefeitura disse que fechar a residência pelo fato de que boa parte dos estudantes votaram contra ela. Mandamos uma cartinha para ela dizendo que se ela fizesse isso iriamos chamar a imprensa regional e fazer uma grande manifestação na prefeitura e na porta da casa dela. Conclusão contrato renovado.

    ResponderExcluir
  26. Quem e o caranguejo agora mesmo?

    ResponderExcluir
  27. vcs não passa de uns bestas ...fica air brigando,vai ver que apoiou,votou em jovelino e não conseguiu ta lá dentro mamando e fica com esse lenga-lenga, vcs tinha que morar em Indaiabira pra vcs verem como é o filho(a) de Rio pardo pra vcs verem como é que tá...vamos trocar Cantidio pelo bezerros que tem por aqui e ainda vai levar umas cobras de troco,kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Para estudar e me formar tive que trabalhar e nem por isso precisei de ajuda de prefeitura.O protesto dos estudantes é válido,mas,mesmo que essa cerpe seja desativada,ninguém deve desistir de seus objetivos.Agora,digo uma coisa:qual filhinho de papai que nunca trabalhou na vida,vai querer trabalhar e estudar ao mesmo tempo,assim como eu fiz para pagar uma moradia em outro lugar?Díficil,né!

    ResponderExcluir

Postar um comentário