Taiobeiras publica nota sobre declarações de diretor do hospital

Secretário de Saúde reafirma cumprimento da pactuação com os municípios

As declarações, em forma de desabafo, do médico Nikolas Bastos, diretor do Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, que é referência para a microrregião Alto Rio Pardo, geraram muita repercussão na região (veja matéria aqui), e causaram burburinhos entre os secretários de saúde que votaram para aprovação do Plano Microrregional de enfrentamento ao coronavírus.

Para conter a polêmica, a Secretaria de Saúde de Taiobeiras encaminhou na manhã desta quinta (02/07) uma Nota de Esclarecimento a todos os prefeitos e secretários de saúde da região, ressaltando “o compromisso assumido ao se colocar como cidade pólo de microrregião de saúde”. 

A nota, assinada pelo secretário de saúde, Eduardo Silva, que também é presidente do COSEMS-MG (Conselho de Secretários Mineiros) garante que Taiobeiras está “respeitando e cumprindo toda a pactuação realizada através da PPI Assistencial”. 

Quanto à declaração do diretor Nikolas, de que todos os municípios teriam recebido recursos e não montaram os leitos por que não quiseram, a nota esclareceu que “os municípios que receberam recursos para investimentos em leitos de UTI são aqueles contidos no Plano Macrorregional”. 

Para a Folha Regional, Dr. Nikolas deixou claro que jamais o hospital deixaria de atender alguém. “Tem gente criticando meu texto como se eu tivesse dito que não atenderemos, mas deixo claro que minha crítica é administrativa”, disse. “Os pacientes continuarão sendo bem tratados e bem-vindos aqui”, completou.

Comentários