Caso suspeito de coronavírus em Rio Pardo de Minas

Mulher de 33 anos estava em BH e apresenta insuficiência respiratória

EXCLUSIVO

No início da noite desta quinta (19/03) a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Pardo de Minas comunicou a existência de um caso suspeito de coronavírus na cidade. A paciente, de 33 anos, esteve em Belo Horizonte no período de 26 de fevereiro a 08 de março, data em que pegou ônibus na rodoviária e retornou à Rio Pardo de Minas. A mulher relata que ficou 2 horas na rodoviária, local de alto risco de contaminação.

Em entrevista à Folha Regional, a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Gomes, informou que a paciente conta que começou a apresentar os sintomas no dia 11 de março. O caso só chegou ao conhecimento dos profissionais de saúde ontem (quarta 18), momento em que passou a ser isolada e monitorada.

Na tarde desta quinta (19) o quadro se agravou e um médico a visitou, quando foi constatada insuficiência respiratória, mas apresentou saturação normal, por isso ainda não foi encaminhada para unidade hospitalar, permanecendo isolada.

A Secretaria de Saúde já solicitou o kit para investigação do caso, mas já não há disponibilidade para todos.

Conforme Sheila, o município segue o protocolo do Ministério da Saúde e montou um comitê para monitorar a situação no município, que possui em torno de 3 mil idosos.

O fato da população não colaborar com as equipes de saúde preocupa a secretária. “É muito importante as pessoas se isolarem, evitando aglomerações, mas muitos ainda não acreditam na gravidade da situação e isso é extremamente perigoso”, alerta Sheila.

Na noite de quarta (18), por exemplo, a Polícia Militar precisou ser acionada em Rio Pardo de Minas para acabar com uma aglomeração em um bar, onde dezenas de pessoas faziam farra. “As pessoas precisam entender que o caso é grave e que os profissionais de saúde estão arriscando as suas vidas. Os agentes de saúde não se isolar, mas as pessoas comuns podem. Então vamos colaborar”, implora a secretária.

Comentários

  1. O problema é que os sem noção, os irresponsáveis, colocam em risco as pessoas que tem feito de tudo para não piorar a situação! Acorda, pessoal! Responsabilidade! Senso coletivo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário