Sem casos confirmados de coronavírus, Taiobeiras tenta voltar ao normal

Movimento no Centro Comercial mostra que parte dos taiobeirenses não se preocupam com o vírus

No intuito de evitar aglomerações para combater a proliferação do coronavírus, o prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes, publicou Decretos com uma série de medidas. O 1º ato, em 16 de março, ficou decretada “Situação de Emergência em Saúde Pública” no município, prevendo dispensa de licitação, quarentena para quem chegasse de viagem e monitoramento das empresas de ônibus.

Dois dias depois, 18 de março, foi comunicada a suspensão da feira livre. No dia 20 de março foi iniciada a campanha “Fique em Casa” na cidade.

No dia 20 de março, novo Decreto regulamentou o funcionamento das repartições públicas, suspendeu as aulas e proibiu a entrada de ônibus, a partir do dia 23, de vans ou táxis intermunicipais na cidade, além de quarentena de 14 dias para quem retornasse de viagem com sintomas da doença.

No dia 21 de março, novo Decreto fechou os estabelecimentos comerciais, exceto os considerados serviços essenciais, com ações para esvaziar as ruas da cidade.

O isolamento social vinha funcionando, no entanto, depois de pronunciamento do presidente Bolsonaro na TV, no dia 24 de março, comerciantes e populares passarão a questionar a necessidade da quarentena. Com isso, as medidas dos Decretos resistiram até a manhã do dia 29, quando o prefeito Danilo soltou comunicado admitindo regulamentar a abertura de alguns setores. No final do mesmo dia, o prefeito publicou novo Decreto, liberando o funcionamento de clínicas médicas e odontológicas, estúdios de pilates, distribuidoras de água mineral e gás, padarias, oficinas, casas de peças, agências financeiras, fábricas, gráficas, escritórios e a cadeia da construção civil.

A flexibilização intrigou os lojistas, que passaram a questionar, já que seus comércios geram menos aglomerações do que os setores liberados. Com isso, a direção da Associação Comercial realizou, na tarde do dia 30 de março, videoconferência com o prefeito e o secretário de Saúde, Eduardo Luiz, ocasião em que ficou acertado o funcionamento das lojas com agendamento e de portas fechadas, limitado a uma pessoa por vez, priorizando ainda entrega em domicílio.

Com as autorizações, o comércio taiobeirense praticamente retomou seu funcionamento nesta terça (31), fato que preocupou o prefeito Danilo diante das aglomerações ocorridas durante o dia. “Atendemos pedidos dos comerciantes e permitimos o funcionamento de portas fechadas, com atendimento individual e administrativo, mas, infelizmente, o que se viu hoje, foram várias lojas abertas, outras com meia porta, desrespeitando o decreto”, reclamou o prefeito em Nota publicada na tarde desta terça.

Diante das reclamações, o prefeito endureceu o tom e informou que vai mandar os fiscais fazer notificações. “Se persistirem terão o alvará de funcionamento cassado”, avisou o prefeito. “Além de lojistas que não cumprem o Decreto, temos ainda muitas pessoas nas ruas, sem a mínima necessidade”, completou o prefeito, alertando que as pessoas ainda não perceberam o tamanho da gravidade.

Comentários