COSEMS publica “Nota de Repúdio” ao pronunciamento de Bolsonaro

O Conselho declarou total apoio ao Ministro da Saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), presidido pelo Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, encaminhou ao Jornal Folha Regional uma Nota repudiando o conteúdo do pronunciamento em rede nacional do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na noite de terça (24/03).

Segue a integra:

“Em poucos minutos, o Presidente da República ignorou todos os esforços e orientações do Ministério da Saúde e se desfez de todas as recomendações para o combate à pandemia internacionalmente reconhecida e declarada do Coronavírus.

Diante da grave situação o COSEMS/MG acredita que cabe ao chefe maior do poder executivo nacional manter a serenidade e responsabilidade na liderança da nossa nação, dando segurança e estabilidade a todos os brasileiros neste momento.

O posicionamento exarado pelo Presidente da República, acaba por estimular a circulação vírus Covid-19, pondo em risco a saúde, principalmente, da população idosa e doentes crônicos, os segmentos mais vulneráveis e suscetíveis a contrair a doença.

Entendemos que as medidas de restrição trarão um grave impacto econômico, todavia, o bem mais valoroso a ser resguardado é a vida, é a saúde da população. São por essas vidas que os Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais trabalham diunturnamente, observando todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

Reforçamos nosso compromisso e empenho no trabalho de conter o avanço do Coronavírus em Minas Gerais. Com competência e responsabilidade. O COSEMS/MG reafirma seu total apoio ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, pelas medidas assertivas tomadas neste momento crítico. Seguiremos em frente, adotando as medidas necessárias para a contenção da pandemia”.

Comentários