Prefeituras montam estratégias para enfrentar coronavírus

Em Salinas, aulas, cinema e eventos foram suspensos

Essa semana está sendo marcada por reuniões de emergência em várias prefeituras do Alto Rio Pardo. A primeira a agir foi a Prefeitura de Salinas, que publicou, no dia 13 de março, Decreto organizando uma comissão técnica para monitoramento e enfrentamento da pandemia, destacando principalmente a importância da divulgação de orientações à população. As ações em Salinas também preveem alinhamentos de atividades conjuntas entre os municípios do entorno.

Já na segunda, 16 de março, o prefeito Zé Prates decretou “Situação de Emergência em Saúde Pública”, dispensando licitação para aquisição, bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência decorrente do Coronavírus. As aulas nas redes públicas e privadas foram suspensas por 10 dias, o cinema foi fechado e os eventos festivos ou esportivos não terão alvarás por tempo indeterminado. O Mercado Municipal será fechado sexta e sábado.

Em Novorizonte, o prefeito Arley Costa implementou recesso escolar em toda a rede municipal, assim como o Governo de Minas fez na rede estadual.

Em Curral de Dentro, na segunda (16), a Secretaria de Saúde esclareceu que a família italiana que esteve visitando familiares na cidade, entre os dias 09 e 11 de março, não apresentou nenhum sintoma respiratório referente ao coronavírus. Todos foram monitorados.

Em Taiobeiras, as providências surgiram na manhã desta terça (17) com a publicação de Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública, que prevê notificação imediata de casos suspeitos, monitorar o comportamento dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde. A cidade também suspendeu, por 30 dias, todos os eventos e atividades com mais de 20 pessoas, inclusive manifestações religiosas. A Festa de Maio está temporariamente adiada.

Em Montezuma, aulas e eventos foram suspensos, e o famoso Balneário da cidade será fechado. 

Em Rio Pardo de Minas, a Administração e equipe técnica esteve reunida na manhã desta terça (17) para as devidas providências.

Outras cidades da região ainda não manifestaram, a exemplo de São João do Paraíso e Berizal.

Comentários