Berizal está ilhada e sem água

As duas principais estradas da cidade estão interditadas

A pequena cidade de Berizal foi castigada pelas fortes chuvas nos últimos dias. Até então já foram registrados 731 milímetros de chuvas somente neste mês de dezembro.

Nesta quarta (29), o nível das águas abaixou e a prefeitura já contabiliza os prejuízos. O grande volume de água transbordou a lagoa que margeia a cidade e alagou a ponte no km 3 da principal rodovia, de acesso à Taiobeiras. As encostas da ponte foram danificados (veja imagens) e a estrada se encontra interditada. “Estamos aguardando a chegada dos técnicos do DER para saber o que poderá ser feito”, disse o prefeito João Carlos à Folha Regional. “A estrada de terra que liga à Ninheira também está interditada”, informa o prefeito.

O único acesso à Berizal é por Águas Vermelhas, mas a estrada está em péssimas condições. “Quase que intransitável”, alerta o prefeito.

Outra preocupação em Berizal é a falta de água. Na madrugada de terça (28) a Copasa comunicou que a inundação danificou diversas redes de água e o abastecimento foi totalmente interrompido. A companhia informa que “não há previsão de normalização devido à complexidade das manutenções e acesso ao sistema”, já que o rio Pardo está transbordando.

Segundo o prefeito João Carlos, o povoado de Taperinha, distante 18 quilômetros da cidade, também está ilhado e sem água potável. “Estamos esperando a água abaixar para consertar a estrada e já estamos comprando novos equipamentos para retomar o sistema de abastecimento de água. Até então, nem caminhão pipa conseguimos mandar, mas assim que for possível vamos priorizar”, disse o prefeito.

Comentários