Bispo divulga nota, mas não responde perguntas que intrigam católicos de Taiobeiras

Fieis católicos de Taiobeiras fizeram vigília pedindo a permanência de Padre Vanderley na paróquia

Na noite de quinta (02/11) os membros do Conselho de Pastoral da Paróquia São Sebastião, de Taiobeiras, estiveram em reunião on-line com o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom João Justino e com o Vigário Episcopal, Padre Genivaldo Lopes, que pertence a Congregação dos Missionários da Sagrada Família, no intuito de debater a abrupta saída de Padre Vanderley Souza de Taiobeiras.

Na ocasião, alguns membros do Conselho relataram os últimos acontecimentos na Paróquia, onde os fieis foram surpreendidos com o anúncio da transferência do Padre Vanderley, sem a menor justificativa ou explicação.

O teor da reunião não foi divulgado, mantendo segredos aos leigos, que continuam buscando por respostas. Foi divulgado apenas que o bispo iria publicar uma nota de esclarecimento, nada mais. Diante de tantos segredos, jogadas de bastidores e sentimentos de traição, são cada vez maiores as interrogações nas cabeças dos católicos taiobeirenses.

Ao invés de ser transparente, claro e objetivo, o comando da igreja persiste nas entrelinhas, na desinformação e nas imposições de decisões, fato que gera uma avalanche de especulações.

A nota do bispo diz que “após longo discernimento, com diálogos e oração, a Congregação dos Missionários da Sagrada Família e a Arquidiocese de Montes Claros definiram, por bem, a finalização dos trabalhos na Paróquia de Taiobeiras”, entregando-a novamente à responsabilidade da Arquidiocese de Montes Claros. Mas, o bispo não explicou por que os missionários estão desistindo de Taiobeiras, muito menos falou sobre a intervenção ocorrida na paróquia no início deste ano.

O bispo destacou a recente missão de Padre Vanderley em Taiobeiras, “que cativou a muitos e despertou um forte sentido de pertença paroquial”. Conforme o bispo, Padre Vanderley “aceitou a nova destinação que a Congregação lhe indicou”, no entanto, a vontade do padre demonstrada nos bastidores era de permanecer na paróquia.

Ainda conforme a nota do bispo, “a saída dos Missionários da Sagrada Família da Paróquia de Taiobeiras responde ao projeto de confiar a eles uma outra paróquia, mais próxima de Montes Claros”. A nota diz também que a Congregação vive uma nova etapa de organização, com a unificação de províncias, e que o número dos sacerdotes da Congregação sofreu uma diminuição nos últimos anos.

O bispo respondeu a um questionamento que vinha sendo feito pelo Jornal da Clube FM e pelo Jornal Folha Regional: Por que tomar abrupta decisão sem ouvir ninguém? Em resposta, o bispo disse que “não foi por desconsideração” de sua parte. “De modo geral, não é praxe da Igreja envolver os Conselhos Paroquiais em decisões dessa natureza. Há sempre uma gama de elementos que deve ser considerada e nada foi feito com interesse de prejudicar pessoas ou processos”, disse.

Outras questões que atiçam a curiosidade da comunidade católica taiobeirense não foram mencionadas pelo bispo: Qual será o destino de Padre Ivan Alckmin? Ele permanecerá na Paróquia de Taiobeiras? Ele permanece na Congregação Sagrada Família? Existem desavenças de Padre Ivan com Padre Vanderley?

Comentários

  1. Uai, se a congregação MSF entregou a paróquia pra diocese, obviamente que todos que pertencem a ela serão removidos... não há sentido em transferir uns e outros não

    ResponderExcluir

Postar um comentário