Manipulação de dados criminais estão sendo investigados na região

Ocorrências estariam sendo adulteradas para crimes de menor potencial para baixar índices de criminalidade no Norte de Minas

Enquanto o governo mineiro comemora a redução dos índices de criminalidade no Estado, que se tornaram o menor entre as unidades da federação, conforme dados do Ministério da Justiça, uma comissão na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) investiga possíveis adulterações em dados aqui na região Norte de Minas. 

O caso foi revelado pelo coordenador do Centro de Estudos de Segurança Pública da PUC-Minas, Luís Flávio Sapori, que faz parte do grupo de trabalho. O coordenador suspeita de manipulações de dados criminais e ocorrências no Norte de Minas.

Existe uma possível adulteração intencional das ocorrências criminais para que os índices fossem reduzidos e metas, atendidas. Um dossiê com as suspeitas foi apresentado à pasta, que ainda não concluiu as investigações.

A suspeita é que, para evitar que crimes violentos fossem registrados na região, policiais militares adulteravam ocorrências, a exemplo de uma tentativa de homicídio que foi colocada no boletim como lesão corporal.

Há ainda casos de abuso sexual de crianças que teriam sido apontados como uma infração contra a dignidade sexual e família – e não estupro de vulnerável, que tem penas maiores e também é considerado um tipo criminal violento.

O documento traz também suspeitas de que policiais omitiram informações prestadas por vítimas para evitar que a situação fosse colocada como violenta. As adulterações ainda teriam sido ordenadas por militares que estão no comando da corporação nortemineira.

Procurado, o comando da Polícia Militar no Norte de Minas informou à Imprensa que o caso seria respondido pela Sejusp.

Em casos de crimes como o estupro, por exemplo, menos de 8% dos casos são notificados, um número bem aquém do que de fato acontece na nossa sociedade.

Na microrregião Alto Rio Pardo, sempre houve especulações sobre abafa de ocorrências, para evitar que casos violentos saiam na imprensa, principalmente quando envolve abusos, estupros e exploração de crianças e adolescentes.

Outros casos que explodem na região são as extorsões contra idosos, mas poucas providências são tomadas. São casos quase que diários de aposentados que são enganados com empréstimos fraudulentos e até mesmo furtados por familiares, que pegam seus cartões, sacam aposentadorias e deixam os idosos passando necessidades. São raros os registros contra esses crimes.

Em nota, a secretaria de segurança, disse que estar investigando a redação de 510 boletins de ocorrências elaborados no norte de minas para verificação dos registros.

Disse também que o trabalho é muito importante para dar transparência aos dados e ações da Segurança Pública; contudo o quantitativo de ocorrências que estão em análise e que podem ter tido qualquer tipo de divergência interpretativa representa uma ínfima parcela das ocorrências.

Comentários

  1. A notícia é grave !se constar no boletim de ocorrência uma adulteração para potencial infracional inferior as condultas tipificadas no boletim de ocorrência simplesmente são nulas para possível condenação aos infratores.
    Essa foi Boa policiais militares do comando cometendo infrações graves sinto muito tem algo errado aí
    Sindicância já

    ResponderExcluir

Postar um comentário