Vereador apresenta gráfico com a evolução da pandemia em Salinas

Conforme Arthur Bastos, falta de testagem foi o erro no controle dos casos


Neste sábado (13/06), o vereador Arthur Bastos (PDT), apresentou um gráfico que detalha a evolução da pandemia de coronavírus em Salinas. O levantamento dos dados, baseados nos boletins epidemiológico divulgados pelo município, mostra crescimento de 1000% desde o primeiro casos suspeitos surgido na cidade, em 17 de março.

O gráfico mostra que os casos suspeitos (linha preta) evoluiu diariamente até a 1ª semana de maio. “Depois disso, houve queda considerável devido ao início da divulgação dos casos descartados por critério clínico epidemiológico, que significa que o suspeito não teve contato com nenhum caso confirmado ou por não apresentar mais os sintomas”, explica o vereador.

Os casos testados negativos (linha azul) se mantém estável de 28 de abril a 26 de maio, período com cinco casos negativos. “Baseado nos boletins, ficamos quase um mês sem realizar nenhum teste, mesmo com vários suspeitos, aí encontra-se o erro”, afirma o vereador.

O mesmo argumento de Arthur neste sábado já havia sido levantado pela Folha Regional em artigo publicado no último dia 13 de maio (leia artigo aqui).

Segundo o vereador, o Governo de Minas induziu os municípios ao erro, pois publicou um protocolo indicado testar apenas os pacientes graves, além de ter demorado a enviar testes rápidos para Salinas.

Hoje, Salinas tem cerca de 2000 testes disponíveis e a intenção é fazer licitação para mais 5 mil testes, até alcançar a testagem de 25% da população. “Diante de todos esses dados, podemos concluir que seguir o protocolo de testes do Governo Estadual é furada e gera uma subnotificação perigosa, dando a falsa sensação de segurança”, conclui o vereador Arthur.

Comentários

  1. Qual o partido do sujeito? PDT. Contra qualquer governo que não seja de esquerda kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário