IFNMG de Salinas produz álcool líquido e em gel com subprodutos da cachaça

Trabalho visa atender hospitais e equipes que lutam contra o coronavírus na região

Em ação de combate ao coronavírus, o IFNMG-Campus Salinas iniciou a produção de álcool líquido 70% e em gel a partir de subproduto da cachaça. Para viabilizar o projeto, a direção do IFNMG, através de seu diretor Wagner Patrício, montou um grupo de trabalho, formado pelos servidores Rafael Correia, Felipe Cimino, Guilherme Mendes, Arilson Souza e Edilson Jardim.

O primeiro lote foi produzido na Fazenda Tábua, com subprodutos doados pelas cachaças Sabinosa e Havana, foi entregue aos hospitais de Salinas e Taiobeiras.

Com o sucesso da primeira produção, a equipe resolveu viabilizar a montagem de uma coluna de destilação de álcool na Fazenda Santa Izabel, do IFNMG, em parceria com a Seção Sindical Norte de Minas Gerais – SNASEFE. A produção na sede do Instituto deve começar nesta segunda (06/04).

A intenção do IFNMG é ampliar a produção de álcool 70% líquido e em gel para fornecer aos hospitais, unidades de saúde e barreiras sanitárias. Inicialmente a parceria é com as prefeituras de Salinas e Taiobeiras, mas pode ser estendida a outras cidades, desde que haja aporte e doações de mais subprodutos da cachaça. O álcool pode atender também Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar do Alto Rio Pardo.

Todo o processo obedece às normas legais da ANVISA”, explica Rafael Correia, chefe de gabinete do IFNMG, que está buscando novos parceiros, especialmente produtores de cachaça, para ampliar a produção. “Hoje, temos reagente (carboxi metil celulose) suficiente para produzir cerca de 10 mil litros”, informa Rafael.

Produtor Lucas, da cachaça Tábua e Rafael do IFNMG: parceria no 1º lote foi um sucesso

Comentários