Salinas e Taiobeiras voltam a apertar na prevenção ao coronavírus

Feira livre em Taiobeiras no sábado (04) ocorreu como se nada estivesse acontecendo no mundo

Após tentativa de flexibilização para funcionamento do comércio, os prefeitos Zé Prates (Salinas) e Danilo Mendes (Taiobieras), as duas maiores cidades do Alto Rio Pardo, se arrependeram e voltaram a apertar o cerco nas precauções contra a disseminação do coronavírus.

Em Salinas, o Comitê de Crise decidiu fechar o Mercado Municipal novamente, pois a reabertura no último dia 02 gerou muitas aglomerações. A “Feira Mais”, realizada nas quartas também voltou a ser suspensa. As lojas de produtos não essenciais não poderão abrir as portas. A partir desta segunda (06), tudo será por delivery (entrega à domicílio). As novas regras valem até o próximo sábado, quando o comitê fará nova avaliação da situação na cidade.

Durante a abertura controlada do mercado foi constatada uma grande presença de idosos, e parte do comércio no Centro não funcionou conforme determinação das autoridades da saúde”, relata Nota do Comitê.

Em Taiobeiras, a feira livre na Praça da Rodoviária e a movimentação no centro comercial geraram aglomerações assustadoras. Com isso, o prefeito Danilo Mendes baixou novo Decreto neste domingo (05) tentando apertar as regras para hipermercados, que a partir desta segunda (06) poderá atender no máximo 40 pessoas por vez; já supermercados terão o limite máximo de 30 pessoas; enquanto que mercearias, mercados e açougues terão que respeitar o limite máximo de 20 pessoas.

Em todos os casos, os estabelecimentos ficarão responsáveis pelo controle do fluxo de pessoas internamente e daquelas que estejam aguardando atendimento na parte de fora, sempre respeitado a distância mínima de 2 metros.

Para agências financeiras, o distanciamento mínimo é de 1,5 metro, com obrigatoriedade de marcadores visíveis, inclusive nas calçadas.

Em Salinas, a prefeitura admitiu, em nota, não haver pessoal suficiente para fiscalização. Em Taiobeiras, com o mesmo problema, o prefeito Danilo lamenta que parte da população “insiste em não cumprir os decretos federal, estadual e municipal”. Diante disso, ele garante que algumas medidas serão tomadas, já que o diálogo não serviu. “Teremos que partir para o rigor da lei com aqueles que insistem no erro”, alertou o prefeito de Taiobeiras.

Comentários