Pandemia gera embate político em Salinas

Prefeito Zé Prates e o pré-candidato Reginaldo se divergem sobre medidas contra o coronavírus

O deferimento de uma liminar solicitada pelo Ministério Público de Salinas para reabrir o Terminal Rodoviário da cidade foi o estopim para azedar de vez o embate político entre o prefeito Zé Prates e o empresário Reginaldo Ferreira, pré-candidato a prefeito pelo Partido Podemos. O ocorrido é uma mostra do que pode ocorrer na vindoura campanha eleitoral no segundo semestre.

O imbróglio foi iniciado depois que Reginaldo postou na rede WhastApp a decisão liminar do Tribunal de Salinas antes do prefeito se manifestar. “Antes de responder ao promotor, ele já vazava o documento nas redes sociais, num gesto de puro oportunismo para antecipar a campanha política, em desrespeito ao momento grave que estamos vivendo a pandemia”, reclama Zé Prates.

Ainda conforme o prefeito, o pré-candidato ficou jogando pressão nos bastidores para reabrir o comércio em plena pandemia por oportunismo político. “É vergonha tornar público um documento dirigido ao prefeito, e deve ter sido retirado essa informação de maneira inescrupulosa. Não se deixe enganar por esse oportunista”, disse o prefeito, que chamou o pré-candidato de pescador de águas turvas.

Quanto ao debate sobre o funcionamento do comércio, o prefeito disse que é feito de forma transparente e com a participação de representantes da Associação Comercial no Comitê de Crise.

A reportagem questionou o pré-candidato Reginaldo sobre a acusação de vazamento da liminar. “É uma fala totalmente enganosa. Eu encontrei o documento em um grupo de WhatsApp e chequei a veracidade com um advogado, só depois que publiquei em outro grupo, já que não era nada confidencial. Não teve vazamento”, explicou Reginaldo.

Quanto às articulações para reabrir o comércio, o pré-candidato explicou que algumas medidas foram muito rígidas e por isso defende a flexibilização. “A prefeitura vinha usando o nome do Ministério Público para manter o comércio fechado, quando na verdade a promotoria pediu liminar para abrir as entradas da cidade e a rodoviária”, justificou.

Reginaldo defende a abertura de todo o comércio, inclusive com horário estendido, para evitar aglomeração. “Se alguns abrirem e outros ficarem fechados, a aglomeração é inevitável. O ideal é pulverizar o público, tomando as precauções necessárias”, disse.

Quanto à acusação de oportunista, o pré-candidato refutou. “Minha preocupação é com a sobrevivência à crise, pois as empresas precisam gerar impostos, caso contrário o País não aguenta. É um ciclo necessário, por isso defendo o equilíbrio, tomando todos os cuidados é claro”, declarou.

O primeiro embate público entre Zé Prates e Reginaldo é um aperitivo do que os salinenses vão presenciar na próxima campanha eleitoral. Preparem os palanques!

Comentários