Taiobeiras reabre comércio nesta sexta (17)

Medidas foram debatidas pelo Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública

O prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes, baixou novo Decreto, dessa vez para autorizar a reabertura do comércio na cidade a partir desta sexta, 17 de abril, no entanto com horário reduzido: das 07 às 15hs.

A medida atende reivindicação da classe empresarial, que soma enormes prejuízos com o fechamento dos estabelecimentos desde o último dia 23 de março.

Conforme o Decreto, os estabelecimentos devem reservar o período de 07 às 09hs exclusivamente para atender os grupos de risco. E as lojas só podem abrir uma porta, isso para controlar o fluxo de pessoas.

Os comerciantes, segundo o Decreto, devem intensificar as ações de limpeza, disponibilizar produtos antissépticos aos funcionários e clientes, fazer revezamento de funcionários, limitar o atendimento à duas pessoas por vez, disponibilizar máscaras de proteção para os funcionários e controlar o fluxo de pessoas que aguardam atendimento nas calçadas, que devem ser sinalizadas para manter distância mínima de dois metros.

Nos casos de bares e restaurantes, o funcionamento será através de serviço de entrega e retirada no balcão. Nos casos de self-service, o atendimento deve manter dois metros de distância e uso apenas de 50% da capacidade, ficando proibido o consumo de bebidas alcoólicas.

As academias poderão funcionar com horário marcado, respeitado o limite máximo de 10 pessoas por horário, com intervalos de 10 minutos para a devida higienização.

Os serviços funerários deverão ter duração máxima de oito horas e presença de 20 pessoas por vez. Já o traslado dos familiares devem ser feitos com a metade da capacidade dos veículos.

Os salões de beleza e barbearias deverão realizar o atendimento individualizado e com hora marcada.

O prefeito Danilo também autorizou a reabertura de uma das portas do Mercado Municipal, mas com permissão de apenas 20 pessoas por vez, ficando proibida a permanência de pessoas dos grupos de riscos.

A rodoviária também retornará o seu funcionamento nesta sexta (17), ficando as empresas de ônibus responsáveis por limpeza minuciosa dos veículos. Antes dos desembarques dos passageiros, fica obrigatória a parada nas barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

Os clubes de lazer, quadras esportivas e a prática de atividades em grupo nas ruas e praças públicas permanecem suspensos.

Comentários