Ocupação de UTI’s cai para 73% em Taiobeiras

Secretário Eduardo disse que cenário melhorou em Taiobeiras, mas avanço para a Onda Vermelha depende da situação de todo o Norte de Minas

A curva de contaminação pelo novo coronavírus em Taiobeiras está diminuindo, consequentemente, o hospital da cidade começa a desafogar. Nesta quinta (08/04) 16 pessoas foram testadas positivas, mas, mesmo assim os casos ativos na cidade caíram para 106, pois 47 pessoas se recuperaram da doença. No último dia 28 de março, Taiobeiras tinha 21 pessoas hospitalizadas, hoje são 10.

Há 14 dias, em 25 de março, Taiobeiras tinha 377 pessoas infectadas, ou seja: uma queda de 106% em duas semanas de “Onda Roxa”. A queda de casos refletiu na ocupação do hospital. No último dia 05 de abril, a ocupação dos leitos de enfermaria estava em 120%, hoje, três dias depois, caiu para 65%. Já os leitos de UTI’s, que em 30 de março estava em 130%, a ocupação caiu para 73% nesta quinta (08), graças aos novos cinco leitos que foram instalados. Das 15 UTI’s disponíveis hoje, 11 estão ocupadas.

Em entrevista à Folha Regional, o Secretário de Saúde, Eduardo Silva, disse que o cenário melhorou, mas ainda preocupa. “Esse período de Onda Roxa diminuiu os casos e a pressão sobre o hospital, mas o avanço para a Onda Vermelha não depende só de Taiobeiras e sim de toda a região”, explicou Eduardo.

O secretário também demonstrou preocupação com os efeitos do feriado da ‘Semana Santa’. “Sempre que há feriados prolongados, os efeitos são trágicos, pois os índices de contaminação aumentam. Mas vamos esperar a decisão do comitê nesta sexta, que pode avançar nossa região para a Onda Vermelha”, disse.

Questionado sobre a segurança para retornar com a feira livre no sábado, Eduardo disse que a Onda Roxa restringiu as atividades comerciais e diminuiu a pressão sobre o hospital, mas, por outro lado, fez estragos na economia e gera desemprego. “Vamos procurar voltar a feira com o máximo de segurança, pois muita gente depende da agricultura familiar e não aguenta ficar tanto tempo parado”, disse o secretário.

Comentários

  1. O Sr secretário Eduardo
    Só esta fazendo mídia para os leigos e desinformados! A curva de contaminação pela Nova variante do corona vírus e alta. O nível só será seguro se não tiver uma pessoa em leitos de uti. Isso toda vez e assim Depois explodi de casos. Mentiras

    ResponderExcluir
  2. Os numeros estão baixando, mas não pode brincar com virus

    ResponderExcluir
  3. Misericordia senhor!🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Cadê a fiscalização dessa cidade???

    Estive aí essa semana em Taiobreiras

    ninguém usa Máscara?!
    Uma Pouca vergonha!!

    Muito triste!

    ResponderExcluir

Postar um comentário