Pesquisa sobre o cultivo de maracujás nativos do Norte de Minas avança em estudos conduzidos em parceria com a Embrapa

Pesquisa foi realizada por parceria entre a Escola Família Agrícola (EFA) e a Embrapa Cerrados. Foto: Fernanda Ferreira dos Santos

A Escola Família Agrícola Nova Esperança (EFA-NE), localizada em Taiobeiras, vem atuando desde 2015 em uma rede de colaboração entre pesquisadores, professores e extensionistas, com o objetivo de desenvolver inovações para o cultivo de espécies de maracujás que são nativos na região do Alto Rio Pardo.

       A rede de colaboração envolve projetos em parceria com a Embrapa e inclui a participação de estudantes da Escola nos experimentos de cultivo na área agrícola da EFA-NE. A Embrapa repassa as sementes melhoradas, que são testadas e avaliadas em relação a diversas condições, como práticas de cultivo, incidência e controle de doenças, característica dos frutos, produção e aceitação no mercado local.

As espécies estudadas são resultado de melhoramento genético de espécies, registradas como cultivares pela Embrapa. Entre elas a BRS Gigante Amarelo, BRS Rubi do Cerrado, BRS Pérola do Cerrado e BRS Sertão Forte.

Mais informações sobre as pesquisas com maracujá aqui.

Propriedade da Escola Família Agrícola Nova Esperança (EFA-NE) localizada em Taiobeiras-MG. Foto: Adilson de Oliveira Gomes

Comentários