Saúde de Rio Pardo confirma erro do hospital, mas ataca a Folha Regional

Nota da Secretaria omite providências que deveriam ser tomadas após a notificação

Após o Jornal Folha Regional tornar público a realização de velório de um homem testado positivo para Covid-19 em Rio Pardo de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde, pela 1ª vez, se manifesta publicamente para prestar esclarecimentos referentes à pandemia no município.

O caso envolve o óbito do guarda noturno Joel dos Reis, de 43 anos, que morreu no Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros, sendo que o corpo foi liberado sem alerta de protocolo para Covid-19. Veja matéria aqui.

O óbito ocorreu ontem (terça, 06) e o velório foi interrompido na manhã desta quarta (07), sendo que a família só foi avisada do teste positivo para Covid-19 depois de 15 horas da morte. Ou seja: a Secretaria de Saúde deveria ter montado uma ‘operação de guerra’ para identificar, isolar e monitorar todas as pessoas que esteve próxima do corpo, mas, de forma inexplicável, ficou inerte e o caso só se tornou público depois da matéria publicada pela Folha Regional. Até então, a população estava achando que a causa da morte seria infarto.

Com a gigantesca repercussão da matéria, a Secretaria de Saúde publicou Nota de Esclarecimento na noite desta quarta, confirmando o caso, que foi revelado por meio de fonte da Folha Regional.

Em tempo, a Folha Regional esclarece que a informação da presença da Polícia Militar no velório não procede conforme relatado pela fonte e foi, de imediato, corrigida. Conforme Tenente Kenneth Viana, a guarnição da PM não chegou a ser acionada.

Na nota, a Secretaria de Saúde alega que só foi informada do teste positivo para Covid no homem hoje às 10 horas. Diz também que: “neste horário, os familiares já estavam se preparando para o enterro. Não havendo mais o que se fazer, pois o rito fúnebre já havia ocorrido e estando por finalizar”.

Este trecho em negrito acima demonstra o despreparo e amadorismo que a Secretaria de Saúde de Rio Pardo de Minas tratou o caso, que vinha sendo abafado até a Folha Regional o tornar público. Muito pelo contrário, a Secretaria tinha muito o que fazer, pois a possibilidade de contaminação das pessoas presentes ao velório é altíssima. No mínimo, deveria ter montado força-tarefa para monitorar todos os envolvidos no velório, mas o que fez se resumiu a uma ‘operação abafa’.

Sem se preocupar com os seus erros primários após a notificação do caso positivo, a Secretaria de Saúde ainda teve a ousadia de solicitar retratação da Folha Regional, que somente tornou público um erro grotesco.

Somente depois da repercussão, a Secretaria de Saúde, também na Nota, solicitou que todos que compareceram ao velório entrasse em contato por telefone com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19, isso depois de passadas 11 horas da notificação positiva do caso. Um escândalo!

Ao final da nota, a Secretaria de Saúde diz que “se solidariza com a família enlutada e repudia os atos ofensivos proferidos através deste periódico”. Em reposta, a Folha Regional deixa claro que apenas jogou luz no que a Secretaria queria manter no escuro. Todas as informações contidas na matéria foram devidamente apuradas e garantimos a sua veracidade, sendo que a presença da PM no velório não ocorreu conforme foi informado por uma fonte.

Comentários

  1. Administração de Rio Pardo sempre foi ruim, mas essa parece ser pior ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora querem caçar culpados! A culpa está na própria sociedade. Não adianta culpar gestor por mortes ou outras coisas, procure fazer sua parte conscientizar os demais a fazer o mesmo. Sentar num sofá e falar merda como essa que você postou aí é fácil, quero ver é você dizer que tá fazendo, o que acho difícil.

      Excluir
  2. meu amigo o erro de liberar o corpo sem protocolos para Covid foi do Aroldo Torinho. Mas este jornal que repassar toda responsabilidade para a secretaria de saúde de RPM. Seja honesto e faça uma matéria menos tendenciosa.

    ResponderExcluir
  3. O problema da secretaria municipal de saúde foi querer abafar o assunto. Deveriam sim, ter comunicado o fato às pessoas que estiveram próximas ao corpo, isolar e monitorar.

    Vamos aguardar os próximos números do covid na cidade.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Folha Regional! Pelo excelente trabalho que vcs fazem informando a população do Alto Rio Pardo 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos tiveram um velório digno. Onde já se viu não poder despedir de um ente querido? Acho uma palhaçada não poder haver velório, nem lacrado a pessoa pode.

    ResponderExcluir
  6. Os protocolos de segurança foi adotado no velório,
    Mais uma vez o folha regional perdida

    ResponderExcluir
  7. muito boa essa reportagem alex vc e o cara mais infelizmente o povo de rio pardo so que saber do bolso cheio de dinheiro os mesmo que falaram mau da gestao passada hoje fica calado porque sera gente vamos cuidar da nossa cidade e da nossa gente que muitos estao morrendo a mingua

    ResponderExcluir
  8. Realmente foi uma falha terrível deixar realizar velório de uma pessoa infectada

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, será o que a Secretaria tá fazendo agora pra monitorar as pessoas que foram no velório?

    ResponderExcluir
  10. A secretaria municipal de saúde de Rio Pardo de Minas é um tapa na cara da sociedade. Amadorismo e despreparo tomam conta de todos os setores do executivo municipal. Parabéns ao Folha Regional por cumprir seu papel com profissionalismo e seriedade. Eleições municipais já!

    ResponderExcluir
  11. E vai morrer mais pessoas pois a fiscalização esta sendo omissa, tantas denuncias que são feitas de farras, bares abertos e estabelecimentos com pessoas sem mascaras, e eles não vão nem verificar, por que os fiscais foram orientados a fazer vista grossa nessas situações.

    ResponderExcluir
  12. Parabensssss pra essa pessoa q falou nao adianta colocar culpe em gestor nenhum.todos tem se concientizar e ponto final.

    ResponderExcluir
  13. Folha covid é nada vc dobra a 👅 pensa em sua familia seu ....

    ResponderExcluir
  14. Acho que alguns estão equivocados!! Quem errou foi o Hospital Haroldo Tourinho. Parem de atacar a Secretária da Saúde de Rio Pardo!!! Gente, estão crucificando uma pessoa que não tem culpa do erro do hospital já referido acima. Estamos vivendo tempos difíceis, não sabemos ao certo, se estaremos aqui no amanhã!! Pensem!!! Reflitam!!! A nossa vida a Deus pertence. Sejam humanos, num momento tão difícil que estamos vivendo, e as pessoas só atacando o outro. Parem com isso!!! Que triste!!!!!!!!😢😢😢😢

    ResponderExcluir
  15. Não omitiu, fomos avisados bem antes de ser publicado no folha covid

    ResponderExcluir
  16. Eita Rio Pardo... Vergonhoso! Em meio a uma Pandemia dessa magnitude a prefeitura por meio de sua secretaria de saúde está omissa. Há erro dos dois lados, primeiro do Aroldo Tourinho em não informar, segundo da secretaria de saúde de Rio Pardo por não monitorar e acompanhar os casos de óbitos ocorridos. Cadê a vigilância epidemiologica da Cidade? Será que a secretaria de saúde conhece e sabe o que significa? Cadê o (a) secretário de saúde? Cadê o Prefeito? Cadê a denúncia da População? Ah! Tá... Estão pagando 16.000 mil reais para certas pessoas gastarem em " consultoria" sendo que na verdade o que devia haver era gestão de qualidade, reciclagem de profissionais, capacitação do servidores da saúde. Vergonhaaaaa.... Rio Pardo é uma piada! Mas tomara que a Polícia Federal chegue rápido aí.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário