Recurso Água: Do uso ao reuso

Fontes: IBGE e ANA. Retirado de CEAA – Contas Econômicas Ambientais da Água: Brasil 2013-2017


*Por Alessandro de Paula Silva

Um grande desafio que temos, e também um compromisso para com as futuras gerações, é deixar um mundo melhor. O alcance dessa meta perpassa pelo quesito da Sustentabilidade Ambiental. O uso consciente e racional dos nossos recursos naturais é um anseio da atualidade. Dentre esses recursos naturais está a água, um recurso limitado (em quantidade e qualidade) e tão precioso para a manutenção da vida no planeta.

O volume médio de água per capita utilizado pelas famílias brasileiras gira em torno de 116 litros/dia. Quando considerado a região sudeste brasileira, este consumo é ainda maior. E você, sabia que a água oriunda da atividade doméstica pode ser reutilizada? Isso mesmo. As águas cinza, nome dado às águas residuárias, que são geradas nas atividades do dia-dia em nossas residências (águas da lavagem de roupas, louças, pias de banheiro e banhos) correspondem de 50 a 80% do volume que seria desprezado em esgoto residencial.

Essas águas podem passar por um processo de filtragem para utilização em irrigação de hortas, jardins. Há vários projetos implantados pelo país afora mudando a realidade de muitas comunidades rurais brasileiras, principalmente regiões semiáridas, onde é notório o problema da escassez hídrica.

Uma tecnologia aplicada para esse fim é o Sistema Bioágua Familiar (SBF), onde é possível obter além da água apta a ser utilizada na irrigação, o composto orgânico, que serve como adubo para o cultivo. São ações desse porte que faz a diferença e reforça ainda mais o compromisso do homem para a com a geração futura.

Fonte: AVSI Brasil - Sistema Bioágua Familiar (A) alimentando o sistema de irrigação por gotejamento em hortaliças


*Alessandro é engenheiro florestal e professor do IFNMG Campus Salinas 

Comentários