Parceria visa impulsionar agropecuária em Taiobeiras e região

Embrapa e Anater implantam Unidade para desenvolver tecnologias

Ações para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária na microrregião Alto Rio Pardo e no Vale do Jequitinhonha ganham força com convênio firmado entre a Embrapa e a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). Os trabalhos de cooperação técnica já foram iniciados entre a Embrapa e associações de municípios para promover a adoção de Boas Práticas Agrícolas, que visam impulsionar a socialização de tecnologias e ações de assistência técnica. 

Com previsão de investimento de mais de um milhão de reais, o convênio permitirá a contratação de profissionais que devem atender a 720 famílias. Serão nove responsáveis técnicos e um coordenador para o acompanhamento das propriedades que irão sediar Unidades Demonstrativas (UDs).

Em Taiobeiras já foi implantada uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário do Alto Rio Pardo (Comar).

A Unidade é um centro regional de capacitação, de ações de comunicação e transferência de tecnologias, onde são realizados dias de campo, cursos e visitas técnicas”, explica Fredson Chaves, coordenador de Transferência de Tecnologias da Embrapa.

Os trabalhos consistem em levantamentos prévios das necessidades dos produtores rurais, identificando temas a serem trabalhados, como práticas conservacionistas do solo e da água.

Em novembro, é a vez da implantação das demais tecnologias nas URTs, com plantio de sorgo, gramíneas, mandioca, milheto, cana e área de integração lavoura-pecuária. Em Taiobeiras, o seminário de demonstração das tecnologias será realizado dia 29 de novembro, no Parque de Eventos.

Comentários