Prefeitos decidem reduzir ano letivo, fechar prefeituras e cancelar convênios

A principal orientação é decretar "calamidade financeira" para resguardar possíveis processos

Mais de 50 prefeitos do Norte de Minas aprovaram na tarde dessa segunda (12/11) uma série de medidas contra o Governo de Minas por causa da retenção de recursos de repasse obrigatório, como IPVA, ICMS, Fundeb, Piso Mineiro da Educação e Saúde. Dentre as medidas deliberadas pelos prefeitos estão o pedido junto ao presidente da República Michel Temer para que seja decretada a intervenção em Minas Gerais como forma de assegurar o pagamento ainda esse ano dos recursos constitucionais dos municípios.

Os prefeitos também decidiram fechar as prefeituras a partir do dia 1º de dezembro, exceto setores de Saúde, até que o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público façam o Estado regularizar os repasses dos recursos aos municípios. Outra decisão é antecipar o fim do ano letivo para o dia 30 de novembro, sendo que o retorno das aulas em 2019 será apenas no dia 11 de março. Por fim, os prefeitos também aprovaram os cancelamentos dos convênios com o IEF, IMA, Emater e TJMG.

O assessor jurídico da AMAMS, Alex Vieira, mostrou que na questão da intervenção, a Constituição Federal permite que seja solicitada ao Presidente da República, por conta da retenção dos recursos constitucionais que vem ocorrendo, com isso o presidente poderá convocar o Congresso Nacional e se aprovado, nomeado um interventor financeiro. Ele lembra que a retenção dos recursos fere o pacto federativo.

O protesto na BR-251 não foi aprovado pelos prefeitos.

Comentários

  1. Eles preferem diminuir o ano letivo prejudicar o aprendizado de várias crianças do que reduzir gastos como diárias, assessores, cargos comissionados, seria louvável da partes dos senhores prefeitos priorizar o cumprimento do ano letivo e cortar na própria carne e conter a sangria com os gastos públicos, pois a educação deve ser prioridade acima de todas as prioridades.

    ResponderExcluir
  2. Senhores Prefeitos e Vereadores das cidades da região do alto rio pardo; o primeiro exemplo tem que vir de vocês, diminuindo os próprios salários, diárias absurdas, altos salários de assessores e cargos comissionados, carros a vontade para os "puxa saco", contratando sem necessidade. Parar de pensar em si próprio e ver a realidade em que estamos vivendo. O povo acordou e vão lembrar de tudo isso nas próximas eleições municipais, fiquem bem alertas!

    ResponderExcluir
  3. Cortar própria carne meus caríssimos!
    Os Srs. Prefeitos(as) e Vereadores(as) juntamente com suas respectivas equipes de assessores e cargos comissionados deveriam doar seus vencimentos "altos salários" para o próprio município e conter ao máximo a sangria com os gastos públicos. Coloca esses valores na educação, mostrem que realmente estão interessados no bem da população e parem de sugar a máquina pública. O povo está de olho bem aberto em vocês!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Prefeitos são responsaveis para resolver os problemas. Afinal, aceitaram assumir um cargo público para ajudar com ideias novas.

      Excluir
  5. Concordo plenamente. Cortar esses cabides. O rabo preso dos prefeitos.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto os nossos governantes não parar de pensar so no eu, nada vai mudar na nosso cidade. prefeito, vereadores, ñ vão pensar so no eu, e sim no nós!

    ResponderExcluir
  7. Assim, nenhum deles precisa pensar em reeleger ou fazer um sucessor. A população está de olho! Podem cortar a educação de nossas crianças que em breve vcs gestores terão a resposta nas urnas! Fica a dica!

    ResponderExcluir
  8. Senhores prefeitos. Voces foram postos nesses cargos para resolverem os problemas com os inteligência. Não nao, ficar jogando a responsabilidade para a outros.

    ResponderExcluir
  9. Os Prefeitos e vereadores são bem pagos para administrar os municípios; e todas as prefeituras que tem um bom administrador está fazendo um trabalhado exemplar diante dessa grave crise financeira que o estado passa. Lembre-se: um pai de família consegue administrar 1 salário mínimo para sustentar sua família durante um mês. Porque uma prefeitura não consegue???????????

    ResponderExcluir

Postar um comentário