Prefeitos ignoram programa que beneficia os pequenos agricultores

Sem adesão, municípios podem ficar de fora do Garantia Safra
Os municípios da área mineira da Sudene que não aderirem ao Garantia Safra até o dia 30 de agosto correm o risco de não receberem o seguro. “As prefeituras devem ficar atentas aos prazos. Até o momento, apenas um quatro dos 168 municípios que integram a área mineira da Sudene manifestaram interesse em participar do programa”, alerta a coordenadora do programa pela Emater-MG, Eunice Ferreira Santos.

O Garantia Safra é um programa federal que funciona como seguro pago a agricultores familiares com perdas de mais de 50% da safra devido à seca ou excesso hídrico.  Desde o dia 1º de julho, está aberto o calendário para adesão das prefeituras interessadas em participar do programa, mas os atuais prefeitos parecem não se interessarem pelo programa.

A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Seda, Ana Luisa Guimarães, destaca que sem a adesão dos municípios, os agricultores familiares também são prejudicados. O prazo de adesão dos trabalhadores rurais termina dia 21 de setembro.

A contrapartida do município é de apenas R$ 51,00 para cada R$ 850,00 reais que será recebido pelo beneficiário. Esse recurso, além de buscar garantir as condições de sobrevivência mínima às agricultoras e agricultores que foram prejudicados pela estiagem ou excesso de chuva, também contribui com a economia local, sobretudo dos pequenos municípios. Para tanto, as prefeituras precisam manifestar interesse em aderir ao programa”, afirma Ana Luisa.

Comentários